Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Observatório da Imprensa – Locutores e apresentadores

Título original / alternativo

Observatório da Imprensa - Locutores e apresentadores

Ano

2014

Título em inglês

Observatório da Imprensa - Locutores e apresentadores

Categoria do filme

Longa metragem

Gênero

Documentário

Duração

52 min.

Produtora

Labjor, TV Brasil

País

Brasil

Sinopse

O Observatório da Imprensa exibiu durante a Copa 2014 uma série de programas que analisaram a mídia e o mundial de futebol. Nestas edições trataram da preparação do país para o evento sob a ótica dos correspondentes estrangeiros, analisaram a participação do Brasil em todos os mundiais e a evolução da tecnologia na cobertura, a literatura esportiva, os locutores e apresentadores históricos e a influência da política nas Copas do Mundo.

Grandes eventos esportivos já foram alvos do poder político, como registra a história. A Copa do Mundo de futebol, com milhares de torcedores em muitos países, já sofreu pressões em diversas ocasiões. Durante as ditaduras de Vargas no Brasil e dos militares na América do Sul, jogadores e dirigentes foram pressionados pelos governantes.

Em 1970, na preparação para a Copa, o técnico João Saldanha sofreu interferência do presidente Médici na escalação dos jogadores. Na Argentina, em 1978, o ditador Jorge Rafael Videla estava presente no estádio na final do polêmico Mundial.

Na Copa do Mundo no Brasil, a Fifa foi levada a aceitar 12 cidades sedes em vez de 10 como estimava. O governo, atendendo a pedidos dos estados, optou por 12, fato amplamente criticado pelos jornalistas, principalmente porque em ano eleitoral o resultado em campo pode ser usado nas urnas também.

O Observatório da Imprensa quer relembrar estes e outros exemplos que marcaram a história das Copas e analisar como a mídia cobriu os fatos.

No quarto programa da série, Alberto Dines recebe os apresentadores Marcelo Barreto, Vanessa Riche e José Ilan para relembrar os grandes locutores que fizeram parte da história do futebol, no rádio e na televisão, e debater as transformações impostas aos profissionais de Comunicação.

Observações

Programa nº 731 | 01/07/2014

Creative Commons License

Referência

OBSERVATóRIO DA IMPRENSA – LOCUTORES E APRESENTADORES. Direção: Alberto Dines. Brasil. Labjor, TV Brasil, 2014. .
" frameborder="0" allowfullscreen>
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A