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ISBN 9788538600534
Estudos Olímpicos

Olimpismo e educação olímpica no Brasil

Ano

2009

Tema

Estudos Olímpicos

Páginas

270

Editora

Editora da UFRGS

Arquivos

Sinopse

A obra está organizada em quatro pertes. Na primeira, são tratados aspectos históricos e filosóficos do Olimpismo, com ênfase nas idéias de Pierre de Coubertin, e suas implicações para a Educação Olímpica no Brasil e em outros países. A segunda compreende um conjunto de estudos sobre as relações da Educação Olímpica com a cultura e educação. A parte seguinte focaliza as experiências de Educação Olímpica no Brasil. São apresentadas também propontas para o desenvolvimento e avaliação de projetos em andamento. A quarta parte congrega estudos sobre Educação Olímpica, História e Memória. Os museus e centros de documentação recebem especial atenção pelo importante papel que desempenham na Educação Olímpica.

Sumário

Parte I – Olimpismo e Educação Olímpica

Educação Olímpica como metalinguagem axiológica: revisões pedagógicas e filosóficas de experiências internacionais e brasileiras, 17
Lamartine DaCosta

Educação Olímpica, Olimpismo e euritmia, 29
Márcia de Franceschi Neto-Wacker

Educação Olímpica: o legado de Coubertin no Brasil, 41
Ana Miragaya

Parte II – Educação Olímpica, cultura e educação

Corpo, esporte e Educação Olímpica, 59
Iraquitan de Oliveira Caminha

Lazer e cultura: algumas aproximações com a Educação Olímpica, 69
Nelson Carvalho Marcellino

Olimpismo e uma nova perspectiva para o multiculturalismo, 81
Selda Engelman e Cláudia Maria Perrone

Alteridade e cidadania como caminhos para a compreensão da diversidade e do multiculturalismo na Educação Olímpica, 91
Katia Rubio

Olimpismo, Educação Olímpica e promoção da saúde em jovens, 101
Rodrigo Cavasini e Alberto Reinaldo Reppold Filho

As cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos de verão sob uma perspectiva da Educação Olímpica, 115
Nelson Schneider Todt

Parte III – Experiências de Educação Olímpica

Considerações no planejamento e estruturação de um programa de Educação Olímpica para clubes brasileiros, 129
Marco Bechara e Tadeu Correia da Silva

Educação Olímpica por meio do Judô, 143
Leonardo Mataruna e Karina Cancella

Experiência de Educação Olímpica: a importância de construir estratégias de intervenção pautada numa abordagem construtivista, 151
Marcio Turini Constantino

A Educação Olímpica: diretrizes para a avaliação dos valores, 163
Marcus Levi Lopes Barbosa, Carlos Adelar Abaide Balbinotti e Ricardo Pedrozo Saldanha

Por uma Educação Olímpica em movimento: notas de pesquisas e avaliações, 175
Marta Corrêa Gomes

Educação Olímpica para o Rio de Janeiro 2016: princípios, temas estratégias, meios e elementos, 191
Otávio Tavares

Educação Olímpica multicultural: da pesquisa à prática. Proposta curricular e metodológica e resultados relativos de observações empíricas, 201
Neíse Gaudencio Abreu

Parte IV – Educação Olímpica, história e memória

Educação Olímpica e museus do esporte, 213
Christian Wacker

Educação Olímpica: o papel pedagógico dos centros de documentação e memória, 227
Silvana Vilodre Goellner

A trajetória de um atleta olímpico gaúcho: Willy Seewald, o admirável lançador, 235
Janice Zarpellon Mazo e Paula Andreatta Maduro

A Corrida de Revezamento do Fogo Simbólico da Pátria em Porto Alegre (1938-1947): uma aproximação da corrida de revezamento da chama olímpica, 245
Luís Henrique Rolim

Educação Olímpica: desafios para as políticas públicas de esporte e lazer, 257
Rejane Penna Rodrigues

Informações sobre os autores, 265

Referência

REPPOLD FILHO, Alberto Reinaldo; PINTO, Leila Mirtes Magalhães; RODRIGUES, Rejane Penna; ENGELMAN, Selda. (Orgs.). Olimpismo e educação olímpica no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
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