Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Operário Ferroviário Esporte Clube

Um estudo das causas do fracasso de uma equipe de futebol profissional do interior do Estado do Paraná
Ano

2000

Faculdade/Universidade

Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Ciências Sociais

Páginas

127

Arquivos

Resumo

Este estudo buscou compreender os impactos causados pela administração do Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC), na desfiliação desta equipe do futebol profissional paranaense. Para isto optou-se em trabalhar em dois momentos distintos e interdependentes, onde inicialmente foi feita uma revisão sobre as diversas fontes que traziam informações sobre esta equipe e em um segundo momento trabalhou-se com a história oral como forma de auxiliar na compreensão dos fatos expostos pelas fontes escritas. As abordagens feitas serviram para orientar a análise a ser realizada em torno da problemática estudada, entretan-to após estar com um amplo referencial teórico do caso em estudo, em diversos momentos da pesquisa acabamos nos questionando sobre qual seria a melhor forma de analisar as in-formações obtidas, tendo em vista que foram relatadas situações pouco trabalhadas dentro das Ciências Sociais. Desta forma optamos em analisar os dados de maneira geral, a medida em que eles foram aparecendo durante o desenvolvimento da pesquisa e ao final do estudo apresentar a realidade que estas fontes permitiram construir. Partimos de uma hipótese flexível que apontava para a renovação do modelo admi-nistrativo utilizado no OFEC como ponto fundamental para “ resolver” a problemática apresentada. Entretanto no decorrer da pesquisa outras hipóteses foram surgindo, a partir de novas problemáticas apresentadas pelas próprias fontes e que orientaram o processo de construção do estudo.
Neste sentido a utilização das entrevistas partiram de uma estrutura básica em função dos objetivos da pesquisa, onde o roteiro que norteou a entrevista foi sendo reformulado a partir do aparecimento de novos elementos oriundos das respostas do sujeitos entrevistados e que serviram de base para a guisa de conclusão do trabalho, a qual levou em consi-deração a teoria existente e as entrevistas. A partir da construção do arcabouço teórico da pesquisa, buscou-se a descrição, aná-lise e compreensão das informações obtidas, primeiramente isolando o fenômeno da reali-dade geral, tratando-o como algo único (singular), e de acordo com a necessidade vinculan-do-o com os aspectos sociais e econômicos que interferem na realidade do futebol brasilei-ro. Na tentativa de encontrar as causas do fracasso esportivo do OFEC, apresentamos um quadro (quantitativo) que serviu para apresentar as oscilações desta equipe dentro do futebol paranaense profissional e a partir deste quadro pinçamos os momentos em que esta equipe entrava em crise (caindo para a segunda divisão ou se licenciando da FPF), pois a partir deste entendimento tivemos subsídios para compreender como esta equipe saía destes períodos críticos e o que ocorreu de singular na década de noventa que não lhe permitiu vencer esta crise. Neste sentido, as informações foram obtidas enquanto um processo histó-rico, entendendo inicialmente que as causas que levaram o OFEC a se licenciar em um de-terminado momento poderiam ser diferentes daquelas que o obrigaram a se desfiliar da FPF em um momento mais contemporâneo, para trabalhar com esta questão buscamos através do perspectivismo histórico entender as particularidades do OFEC e de sua administração para as diferentes pessoas deste campo.

Referência

FREITAS JUNIOR, Miguel Archanjo de. Operário Ferroviário Esporte Clube: Um estudo das causas do fracasso de uma equipe de futebol profissional do interior do Estado do Paraná. 2000. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2000.