Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2594-7443

“Os jovens têm essa herança, mas agora é diferente”. Memorias e identidades no futebol da Colectividad Boliviana de Escobar

Número

n. 1

Ano

2020

Volume

v. 4

Páginas

p. 289-317

Arquivos

Resumo

Neste artigo, procuramos abordar as várias dimensões dos processos de produção e transmissão de memórias sociais em um grupo de migrantes bolivianos da província de Buenos Aires, focando particularmente na análise das práticas esportivas naquele coletivo. Durante um trabalho de campo etnográfico realizado nos últimos cinco anos, verificamos que a prática do futebol (mais especificamente, a realização de um torneio durante as festas da independência boliviana) permite dar visibilidade a uma diversidade de lembranças associadas a diferentes identidades comunitárias. Assim, nos perguntamos aqui pelas distintas modalidades em que essas práticas permitem o processo do “trazer o passado para o presente”.

Palavras-chave: Migração boliviana. Memórias. Identidades. Futebol. Relações intergeracionais. 

Resumo (outro idioma)

En este trabajo, nos proponemos abordar los procesos de producción y transmisión de memorias sociales en un colectivo de migrantes bolivianos de la provincia de Buenos Aires, focalizando particularmente en el análisis de eventos deportivos que estos grupos sostienen. A lo largo de un trabajo de campo realizado en los últimos cinco años, hemos podido constatar que la práctica del fútbol (y, en específico, la realización de un torneo durante las fi estas patrias de Bolivia) permite el despliegue de una diversidad de recuerdos asociados a pertenencias comunitarias variadas. En esta ocasión, nos preguntamos por los diversos modos en que estas prácticas permiten “traer el pasado al presente”.

Palabras clave: Migración boliviana. Memorias. Identidades. Fútbol. Relaciones inter generacionales.

Referência

FARIñA, Francisco. “Os jovens têm essa herança, mas agora é diferente”. Memorias e identidades no futebol da Colectividad Boliviana de Escobar. Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações. Brasília, v. 4, n. 1, p. 289-317, 2020.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A