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Dissertação

“Os olhos do Brasil”

a empresa midiática e a ideia de nação
Ano

2018

Faculdade/Universidade

Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Administração

Páginas

191

Arquivos

Resumo

A partir das Jornadas de Junho, em 2013, até o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, uma série de eventos marcou a vida pública nacional. A intensa atividade política e os diversos protestos nas ruas suscitaram uma ampla cobertura jornalística. Neste cenário de discussões a respeito do que se desejava para o Brasil, chamava atenção a intensa utilização de símbolos ligados, de alguma forma, à identidade nacional. Eram visíveis em algumas manifestações populares. Mas apareceram com veemência nos produtos midiáticos que retratavam os acontecimentos políticos, reforçados pela proximidade com a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, sediados no Brasil. O que o uso desse conteúdo simbólico pode significar nesse contexto? Por que tamanha ênfase da mídia? De modo geral, o objetivo deste trabalho é analisar a atuação da mídia no sentido de produzir uma ideia de nação e uma concepção de identidade nacional. Para compreendermos como ela se situa nesse contexto, é preciso considerar que sua atividade envolve as disputas pelo poder simbólico e pelo poder econômico. Ela se utiliza das noções de informação e comunicação para fazer viver uma empresa, e aí parece estar o ponto principal. Pois divulgar conteúdo simbólico é divulgar recursos de significação que servem para a construção do sentido a respeito do mundo. E se esse sentido for utilizado para estabelecer ou sustentar determinadas relações de dominação, em circunstâncias particulares, teremos a utilização de uma ideologia. Mas este é o caso da mídia brasileira? Ela disseminaria uma ideia de nação? Haveria finalidade comercial ou ideal empresarial (implicitamente ou não) projetado em suas publicações? A fim de esclarecer tais questões, foi feito um levantamento histórico da atuação da mídia no Brasil e foram analisadas as Cartas ao Leitor da revista Veja, publicadas durante alguns eventos do período mencionado. Considerando a sua íntima ligação com a vida política e institucional do país, compreendemos que ela se coloca nas tentativas do empresariado brasileiro de tornar-se grupo hegemônico. É possível inferir que a lógica neoliberal compõe as significações propostas a respeito de nossa nação. Erguidas na medida em que o discurso é construído, têm como guia a relação que tenta estabelecer com o público (consumidor direto e o povo como um todo) e os acontecimentos da vida pública do país, expondo uma visão de mundo que parece estreitamente relacionada à sua instituição enquanto empresa capitalista.

Resumo (outro idioma)

Depuis les Journées de Juin de 2013 jusqu’à l’empêchement de Dilma Rousseff en 2016, plusieurs événements ont marqué la vie publique nationale. L’intense activité politique et les diverses manifestations dans les rues ont suscité une large couverture journalistique. Dans ce scénario de débats à propos du futur du Brésil, l’attention était consacré à l’utilisation de symboles réferents à l’identité nationale. Ces symboles étaient visibles dans certaines manifestations populaires, mais surtout dans les produits médiatiques représentant les événements politiques, renforcés par leur proximité avec la Coupe du Monde de la FIFA 2014 et les Jeux Olympiques de 2016 au Brésil. Que signifie-t-il l’usage de ce type de contenu dans ce contexte ? Pourquoi les médias donnent autant d’attention à ce sujet-là ? L’objectif de cette recherche est d’analyser l’action des médias dans le but de construire une idée de Nation et une conception d’identité nationale. Pour comprendre comment les médias se situent dans ce contexte, il faut considérer que son activité implique des disputes pour le pouvoir symbolique et pour le pouvoir économique. Ils s’utilisent des notions d’information et de communication pour faire vivre une entreprise, ce qui semble être le point principal. Diffuser un contenu symbolique, c’est diffuser des ressources de signification qui servent à construire des sens à propos du monde. Si ce sens est utilisé pour établir ou maintenir certaines relations de domination – dans des circonstances particulières – on s’y vérifie la présence d’une idéologie. Est-ce le cas des médias brésiliens ? Diffusent-ils une idée de Nation ? Existe-t-il un objectif commercial ou un idéal commercial (implicitement ou non) dans ses publications ? Afin de clarifier ces questions, nous avons fait une recherche historique sur les médias au Brésil, ainsi qu’une analyse de la section appelée Cartas ao Leitor (Lettres au Lecteur), au magazine Veja, publiées pendant quelques événements de cette période-là. Si on considère son lien étroit avec la vie politique et institutionnelle du pays, nous pouvons comprendre que les médias se place dans les tentatives des entrepreneurs brésiliens de se devenir un groupe hégémonique. Il est possible de déduire que la logique néolibérale compose les significations proposées à propos de notre nation. Construites au fur et à mesure que le discours est prononcé, ces significations sont guidées par la relation que les médias essayent d’établir avec son public (le consommateur direct et le peuple, dans son ensemble), ainsi que par les événements qui ont lieu dans la vie publique du pays, en exposant une vision de monde qui semble être étroitement liée à son institution en tant qu’entreprise capitaliste.

Sumário

Introdução, 10

1 Mídia: poder simbólico e empresa, 17
1.1 Teoria social da mídia, 17
1.2 Mídia: empresa de fabricar informação, 23

2 Nação: conceito, interpretações e mídia, 29
2.1 O “surgimento do nacional”, 29
2.2 Interpretações a respeito da identidade brasileira, 34
2.3 Mídia e identidades, 43

3 Metodologia, 54
3.1 Escolha do objeto e recorte, 54
3.1.1 A revista Veja, 59 
3.2 As fases da pesquisa, 62

4 Atuação da mídia no Brasil: organizações, política e poder, 67
4.1 Os primórdios da imprensa no Brasil, 69
4.2 Primeira República e imprensa: “tempos eufóricos”, 75 
4.3 De 1950 em diante, 79

5 Análises da seção Carta ao Leitor da revista Veja, 86
5.1 Jornadas de Junho de 2013, 89
5.2 Copa do Mundo de 2014, 104
5.3 Eleições presidenciais de 2014, 123
5.4 Jogos Olímpicos Rio 2016, 142
5.5 Processo de impeachment de Dilma Rousseff, 153

6 A mídia: “os olhos do Brasil”, 173

Considerações finais, 181

BIBLIOGRAFIA, 183
Edições da revista Veja, 183
Bibliografia geral, 184

Referência

CORRêA, Talita Bandeira. “Os olhos do Brasil”: a empresa midiática e a ideia de nação. 2018. 191 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
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