Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2179-3255

Páginas de uma agenda: o agendamento midiático para a Copa de 2014

Número

n. 1

Ano

2014

Volume

v. 36

Páginas

p. 241-255

Arquivos

Resumo

No cenário brasileiro em que o país conquista o direito de sediar os dois maiores eventos de competição esportiva, a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olimpíadas em 2016, a relação da mídia com o esporte certamente será intensificada e, dessa forma, devemos estar atentos para não sermos apenas consumidores passivos das informações midiáticas. Portanto, na busca por compreensões sobre essa relação, objetivamos neste trabalho refletir sobre o agendamento midiático para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, assim, a pesquisa investigou os telejornais Esporte Fantástico (Rede Record) e Esporte Espetacular (Rede Globo) durante o mês de abril de 2010.

Mídia; Copa do Mundo de 2014; agendamento; Educação Física

Resumo (outro idioma)

Escenario brasileño, cuando el país ganó el derecho a organizar los dos eventos más importantes de la competición deportiva, la Copa Mundial de Fútbol en 2014 y los Juegos Olímpicos en 2016, la relación con la prensa deportiva seguramente se intensificará, y por lo tanto debemos tener cuidado no sólo ser consumidores pasivos de información multimedia. Por lo tanto, la búsqueda de la comprensión de esta relación, este estudio tuvo como objetivo reflexionar sobre el calendario de los medios de comunicación para la Copa Mundial de Fútbol 2014, tanto para el trabajo investigó los noticieros Deporte Fantastico (Rede Record) y deporte espectacular (Rede Globo) durante el mes de abril de 2010.

Medios de comunicación; Copa del Mundo 2014; agendamiento; Educación Física

Abstract

Brazilian scenario, where the country won the right to host the two biggest events of sports competition, the soccer World Cup in 2014 and the Olympics in 2016, the relationship between sports and media will surely be intensified, and thus we must be careful not just be passive consumers of media information. The search for understanding about this relationship, this study aimed to reflect on the media agenda-setting for the soccer World Cup in 2014, so, the research investigated the newscasts Fantastic Sports (Rede Record) and Sports Spectacular (Rede Globo) during the month of April 2010.

Media; World Cup 2014; Schedule; Physical Education

Referência

BEZERRA, Hudson Pablo de Oliveira; SOUZA, Bertulino José de. Páginas de uma agenda: o agendamento midiático para a Copa de 2014. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Florianópolis, v. 36, n. 1, p. 241-255, 2014.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A