Devido à sua amplitude e à sua importância, os megaeventos são temas recorrentes em investigações de variados campos do conhecimento. No Brasil, seu recente destaque cabe, em parte, à Copa do Mundo de Futebol de 2014, da qual Curitiba foi uma das cidades-sede. Diante dessa situação, o objetivo geral desta pesquisa consiste em avaliar os pressupostos do turismo decorrentes desse evento para a consolidação do planejamento da capital do estado do Paraná como polo internacional de visitação, considerando a otimização da sua infraestrutura básica e turística, bem como da sua paisagem competitiva. Para tanto, foi desenvolvido o respectivo estudo de caso, com estrutura multimétodos (exploratórios, descritivos e analíticos), a partir do detalhamento da fundamentação teórica e dos próprios procedimentos metodológicos. A discussão dos resultados parte do estabelecimento de relações bibliométricas entre megaeventos e turismo, voltadas à intepretação da interação científica entre assuntos estruturantes, tanto em nível internacional quanto nacional. Na sequência, a caracterização da área de estudo fornece os contextos geral e específico da Copa de 2014 para embasamento do diagnóstico do planejamento da cidade, com avaliação do cenário da competição e das suas vinculações com o setor turístico. Como bases à interpretação do evento na capital paranaense, são analisados os legados positivos e negativos em centros de referência das duas últimas copas – München, na Alemanha, e Johannesburg, na África do Sul. Por meio de cenários prospectivos, estruturados por análise multivariada, tem-se o prognóstico de zonas de abrangência das obras relacionadas aos jogos, permitindo, por decorrência, a interação dos resultados, com vistas ao enunciado de subsídios para planejamento e gestão de paisagens urbanas competitivas. Como principais conclusões, constata-se a necessidade de ampliação da produção científica nacional e internacional sobre nexos entre grandes eventos e atividades turísticas, bem como de avaliação prévia da relação entre as obras propostas e os atrativos existentes, diagnosticando-se dificuldades de acesso a determinados locais de visitação. Nesse âmbito, percebe-se que, por estarem mais afastadas do centro, as áreas verdes estão mais distantes da maioria das intervenções previstas, ao contrário dos ambientes construídos e dos espaços abertos. Assim, confirma-se a hipótese de que o processo de planejamento de Curitiba para a copa não contempla medidas suficientes para a garantia da manutenção da sua competitividade turística após a realização dos jogos, especialmente pela insignificante ampliação da atratividade desses compartimentos paisagísticos.
Palavras-chave: Paisagem urbana. Megaeventos. Atrativos turísticos. Ambientes construídos. Espaços abertos. Áreas verdes.