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Dissertação

Patrocínios no futebol em Portugal

o caso do Sport Lisboa e Benfica
Ano

2009

Faculdade/Universidade

Business School, Departamento de Gestão, Instituto Universitário de Lisboa

Orientador(a)

Pedro Dionísio

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Marketing Desportivo

Páginas

40

Arquivos

Resumo

Este trabalho tem como pretensão, compreender quais os objectivos que levam as empresas a patrocinar o futebol em Portugal. O estudo versa os temas relacionados com as associações de marca entre patrocinador e patrocinado, assim como as modalidades de activação dos patrocínios. Desta forma, escolhemos estudar o clube desportivo Sport Lisboa e Benfica porque, embora a falta de resultados verificada nos últimos anos seja uma realidade, continua a manter uma forte ligação com as principais marcas patrocinadoras do futebol português. As empresas seleccionadas estão cotadas entre as maiores empresas patrocinadoras do futebol em Portugal e são também as empresas de maior destaque entre as que patrocinam o Sport Lisboa e Benfica. A Portugal Telecom, através das marcas TMN e MEO, a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, através da marca Sagres e a CocaCola, têm os seus nomes associados às bancadas do estádio da Luz. A Caixa Geral de Depósitos é o patrocinador oficial do centro de estágio do Sport Lisboa e Benfica, dando origem ao nome Caixa Futebol Campus. Por último, a Adidas é a marca desportiva, de grande prestígio, que veste todas as equipas do Sport Lisboa e Benfica. Na realização do presente estudo, foi utilizado o método qualitativo de entrevistas aprofundadas e com guião estruturado aos decisores de topo das referidas empresas. Nas entrevistas foram colocadas perguntas de escala, que nos permitem uma comparação mais rigorosa relativamente às perspectivas dos entrevistados e perguntas abertas que nos permitem recolher maior riqueza de informação. Esperamos que o presente estudo possa contribuir para um melhor conhecimento dos patrocínios ao futebol em Portugal.

Palavras-chave: Futebol; Marketing; Patrocínio; Sport Lisboa e Benfica

Abstract

The goal of this paper is to understand the reasons why enterprises are sponsors of the football in Portugal. The paper analyses the links between the sponsor brand and the sponsored, as well as the way this link is developed. We decided to study the football club Sport Lisboa e Benfica because it still has a strong link with the main brand sponsors of the Portuguese football, although the lack of good results in the last years. The selected enterprises are considered as the biggest sponsors in the Portuguese football and they are also the biggest contribution of sponsorship for the Sport Lisboa e Benfica. They are Portugal Telecom, through TMN and MEO; the Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, through Sagres; and Coca-Cola; their names are in the bleachers of the Stadium. The Caixa Geral de Depósitos is the official sponsor of the Sport Lisboa e Benfica training center, giving his name to it: Caixa Futebol Campus. Finally, Adidas is the sport brand, with high prestige, that dresses all the teams of Sport Lisboa e Benfica. In this paper, we used a qualitative method with deep interviews, with a structure scheme, and they were made to the top deciders of each enterprise. In the interviews, we used questions with quotations, to allow a better comparison between the expectations of the interviewers; and open questions, that gives us richer information. We hope this paper will give a have a better knowledge of the football sponsorships in Portugal.

Key – Words: Football; Marketing; Sponsorship; Sport Lisboa e Benfica

Sumário

Introdução, 1

1- Apresentação, 1

2- Objectivos, 2

3- Âmbito do Estudo, 3

4- Caracterização das empresas, 3

5- Importância do Estudo, 7
Revisão de Literatura, 8

1- Desporto, 8

2- Marketing e Comunicação, 9

3- Marca, 10 

4- Patrocínios, 12
4.1- Definição de patrocínio e diferenças entre patrocínio e publicidade, 12
4.2- Objectivos – Porque é que as empresas fazem patrocínios, 13
4.3- Limitações do patrocínio desportivo, 14
4.4- Activação/Gestão de patrocínios, 16
4.5- Avaliação de patrocínios, 17
Modelo Conceptual, 19
Metodologia, 22
Análise de Informação, 23

Conclusão, 32 
– Limitações, 32
– Pistas, 32

Bibliografia, 33
Anexos, 34

 

Referência

AZEVEDO, Miguel Vasconcelos Esteves de. Patrocínios no futebol em Portugal: o caso do Sport Lisboa e Benfica. 2009. 40 f. Dissertação (Mestrado em Marketing Desportivo) - Business School, Departamento de Gestão, Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, 2009.