Este trabalho tem como pretensão, compreender quais os objectivos que levam as empresas a patrocinar o futebol em Portugal. O estudo versa os temas relacionados com as associações de marca entre patrocinador e patrocinado, assim como as modalidades de activação dos patrocínios. Desta forma, escolhemos estudar o clube desportivo Sport Lisboa e Benfica porque, embora a falta de resultados verificada nos últimos anos seja uma realidade, continua a manter uma forte ligação com as principais marcas patrocinadoras do futebol português. As empresas seleccionadas estão cotadas entre as maiores empresas patrocinadoras do futebol em Portugal e são também as empresas de maior destaque entre as que patrocinam o Sport Lisboa e Benfica. A Portugal Telecom, através das marcas TMN e MEO, a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, através da marca Sagres e a CocaCola, têm os seus nomes associados às bancadas do estádio da Luz. A Caixa Geral de Depósitos é o patrocinador oficial do centro de estágio do Sport Lisboa e Benfica, dando origem ao nome Caixa Futebol Campus. Por último, a Adidas é a marca desportiva, de grande prestígio, que veste todas as equipas do Sport Lisboa e Benfica. Na realização do presente estudo, foi utilizado o método qualitativo de entrevistas aprofundadas e com guião estruturado aos decisores de topo das referidas empresas. Nas entrevistas foram colocadas perguntas de escala, que nos permitem uma comparação mais rigorosa relativamente às perspectivas dos entrevistados e perguntas abertas que nos permitem recolher maior riqueza de informação. Esperamos que o presente estudo possa contribuir para um melhor conhecimento dos patrocínios ao futebol em Portugal.
Palavras-chave: Futebol; Marketing; Patrocínio; Sport Lisboa e Benfica