Biblioteca

Seja um dos 25 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Paulo Roberto Falcão

Título original / alternativo

Paulo Roberto Falcão

Ano

2014

Título em inglês

Paulo Roberto Falcão

Formato do vídeo / especificação

DVD

Categoria do filme

Longa metragem

Duração

81 min.

Produtora

TV Cultura

País

Brasil

Sinopse

Paulo Roberto Falcão, ex-jogador e comentarista esportivo, disse em entrevista ao programa Roda Viva, que a derrota da Seleção Brasileira contra o time alemão já era previsível na Copa do Mundo. “A gente já sentia que não passaria da semifinal. O time estava mal no meio-campo”.

Apesar de enxergar as falhas do time brasileiro, disse ter se espantado com o resultado avassalador: “nunca se imagina 7 a 1. Faltou liderança em campo”.

De acordo com Falcão, “o futebol brasileiro está atrasado em relação ao europeu”.”É preciso estudar contra quem você está jogando. Os nossos técnicos não analisam. É só olhar para a Alemanha, o bom desempenho é resultado de uma estratégia extremamente pragmática”, concluiu o comentarista.

“Faz tempo que a gente não joga bem, mas continuamos a acreditar que somos os melhores”, avaliou ele.

O ex-jogador disse concordar com a volta de Dunga ao comando da Seleção. “Treinar a Seleção Brasileira é muito difícil, mas o Dunga amadureceu”.

Em relação à dificuldade do técnico gaúcho em lidar com as críticas da imprensa, Falcão afirmou que o problema é que todo mundo “acha que entende de futebol, e todos acreditam que têm direito a opinar”. “Precisamos criar uma situação favorável, que ajude todo mundo. A imprensa esportiva também precisa colaborar”, ressaltou ele.

Durante a sabatina, Paulo Roberto Falcão, que já atuou como técnico de futebol, revelou que tinha planos de assumir o comando do time brasileiro: “Quando eu estava no Internacional, meu objetivo era ser treinador na Copa de 2014, mas houve um boicote absurdo contra mim no Inter”.

Para Falcão, o problema do futebol profissional vem das categorias de base. “A maioria dos jogadores são criados para a marcação. Não é o que deve acontecer, a base é feita para revelar novos talentos”.

Participaram da bancada de entrevistadores Carlos Sartori, editor-executivo de esportes do Terra TV; Anita Paschkes, apresentadora do programa Super Esporte, da TV Gazeta; Vladir Lemos, apresentador e editor-chefe do programa Cartão Verde, da TV Cultura; Sérgio Xavier Filho, colunista da revista Placar e diretor de redação da revista Playboy; e João Carlos Albuquerque, apresentador do programa Bate-Bola, do canal ESPN Brasil.

Referência

PAULO ROBERTO FALCãO. Direção: Augusto Nunes. Brasil. TV Cultura, 2014. DVD.
" frameborder="0" allowfullscreen>
Cadastre-se para receber novidades