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Tese

Pedagogia não-linear no futebol

Análise do processo de criação de tarefas representativas
Ano

2018

Faculdade/Universidade

Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas

Tema

Tese

Área de concentração

Doutorado em Educação Física

Páginas

252

Arquivos

Resumo

Nos últimos anos, diversos modelos de ensino centrados no aluno começam a surgir na tentativa de potencializar a aprendizagem de jovens jogadores em modalidades esportivas, como futebol. No entanto, as informações ainda são escassas sobre as estratégias pedagógicas que poderão ser utilizadas pelos treinadores em busca da adaptação de tarefas de treino aos níveis de desempenho dos alunos, de modo a potencializar a interação dos ambientes de jogo e de aprendizagem. Assim, mesmo em esportes coletivos, é necessário considerar as dinâmicas intrínsecas dos jogadores (pré-disposições atuais do indivíduo para realizar uma determinada tarefa) ao propor a criação de tarefas representativas (pautadas no jogo). Logo, a presente tese teve como objetivo investigar o processo de criação de tarefas representativas de treino no futebol, de modo a fornecer estratégias pedagógicas que permitam adequar a tarefa ao jogador, possibilitando a aplicação de uma proposta de ensino e treino centrada no indivíduo e pautada no jogo. Para alcançar esse objetivo, a tese foi organizada em sete capítulos. Nos Capítulos I, II e III contextualizamos o problema a partir de estudos reflexivos e propositivos, destacando a Pedagogia Não-linear como uma importante abordagem pedagógica que nortearia a realização dos estudos subsequentes da tese. No Capítulo IV, identificamos quais foram os contrangimentos chave da tarefa que, ao serem manipulados, possibilitaram a emergência de diferentes probemas táticos (manter a posse da bola e progredir com a bola). No Capítulo V, identificamos que ao manipular esses mesmos contrangimentos em jogos realizados em diferentes configurações (Gr+3vs3+Gr e Gr+4vs4+Gr), a performance e o comportamento exploratório de equipes Sub-15 e Sub-17 são diferentemente afetados. Assim, identificamos qual seria a configuração de jogo ideal para enfatizarmos problemas táticos específicos nos estudos posteriores. No Capítulo VI, investigamos uma possível estratégia pedagógica a ser utilizada pelos treinadores para adequar a tarefa ao nível de desempenho dos jogadores. Neste estudo, identificamos que a performance e o comportamento exploratório de equipes compostas por jogadores com diferentes níveis de eficiência tática são diferentemente afetados por tarefas com diferentes níveis de dificuldade. No Capítulo VII, investigamos diferentes estratégias de manipulações de constrangimentos em tarefas representativas baseados nos princípios pedagógicos da representação e do exagero. Assim, identificamos que essas diferentes estratégias podem ser utilizadas pelos treinadores em função do nível de desempenho dos seus jogadores. Portanto, com base nos resultados dos estudos, propusemos e redefinimos algumas estratégias pedagógicas para adaptar a tarefa ao aluno, gerindo os diferentes níveis de dificuldade e complexidade dos jogos em função do nível do jogador. Dessa forma, o treinador conseguirá propor a criação de tarefas representativas que respeitem a dinâmica intrínseca dos seus jogadores, ou seja, aplicando uma proposta de ensino centrada no aluno e pautada no jogo, proporcionando, assim, ambientes de aprendizagem significativos.

Palavras-chave: Futebol, Pedagogia do Esporte, Metodologias de Ensino, Desempenho Tático.

Abstract

Over the past years, several student-centred teaching models have begun to emerge in an attempt to enhance the learning of young players in sports setting, such as football. However, the information is still scarce on the pedagogical strategies that can be applied by practitioners in order to adapt training tasks to learners¿ skills level to enhance the interaction between game and learning environments. Thus, even in team sports, it is necessary to consider the players’ intrinsic dynamics (learners current dispositions to perform a task) when propose the designing of representative tasks (game-based). Therefore, this thesis aimed to investigate the designing process of representative training tasks in football, in order to provide pedagogical strategies that allow practitioners to adapt training task to players¿ skills level, supporting a learner centred and game-based approach. To achieve this goal, the thesis was organized into seven Chapters. In Chapters I, II and III we contextualize the problem based on reflective and propositional studies, highlighting Nonlinear Pedagogy as an important pedagogical approach that would guide the subsequent studies. In Chapter IV, we identified which were the key tasks constraints that, when manipulated, allowed the emergence of different tactical problems (keeping ball possession and progression to the target). In Chapter V, we highlighted that by manipulating these key tasks constraints in Small-Sided and Conditioned Games (SSCG) performed in different configurations (Gk+3vs3+Gk and Gk+4vs4+Gk), the performance and exploratory behavior of U15 and U17 teams were differently affected. Thus, we highlighted the appropriate game configuration to emphasize specific tactical problems in other studies. In Chapter VI, we investigated a possible pedagogical strategy to be used by pactitioners to adapt training tasks to players¿ skills level. In this study, we identified that the performance and exploratory behavior of teams composed by players with different tactical efficiency levels were differently affected by tasks with different difficulty levels. In Chapter VII, we investigate different SSCG¿s modification strategies based on representatition and exaggeration pedagogical principles. Thus, we observed that these different strategies could be used by practitioners according to players¿ skills level. Therefore, based on the results of these studies, we proposed and redefined some pedagogical strategies to adapt training task to players¿ skills level, managing the different tasks difficulty and complexity levels. Therefore, practitioners will be able to design representative training tasks that respect players¿ intrinsic dynamics, providing significant learning environment through a player-centred and game-based approach.

Keywords: Football, Sports Pedagogy, Teaching Methods, Tactical Performance

Referência

MACHADO, João Claudio Braga Pereira. Pedagogia não-linear no futebol: Análise do processo de criação de tarefas representativas. 2018. 252 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.
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