Nos últimos anos, diversos modelos de ensino centrados no aluno começam a surgir na tentativa de potencializar a aprendizagem de jovens jogadores em modalidades esportivas, como futebol. No entanto, as informações ainda são escassas sobre as estratégias pedagógicas que poderão ser utilizadas pelos treinadores em busca da adaptação de tarefas de treino aos níveis de desempenho dos alunos, de modo a potencializar a interação dos ambientes de jogo e de aprendizagem. Assim, mesmo em esportes coletivos, é necessário considerar as dinâmicas intrínsecas dos jogadores (pré-disposições atuais do indivíduo para realizar uma determinada tarefa) ao propor a criação de tarefas representativas (pautadas no jogo). Logo, a presente tese teve como objetivo investigar o processo de criação de tarefas representativas de treino no futebol, de modo a fornecer estratégias pedagógicas que permitam adequar a tarefa ao jogador, possibilitando a aplicação de uma proposta de ensino e treino centrada no indivíduo e pautada no jogo. Para alcançar esse objetivo, a tese foi organizada em sete capítulos. Nos Capítulos I, II e III contextualizamos o problema a partir de estudos reflexivos e propositivos, destacando a Pedagogia Não-linear como uma importante abordagem pedagógica que nortearia a realização dos estudos subsequentes da tese. No Capítulo IV, identificamos quais foram os contrangimentos chave da tarefa que, ao serem manipulados, possibilitaram a emergência de diferentes probemas táticos (manter a posse da bola e progredir com a bola). No Capítulo V, identificamos que ao manipular esses mesmos contrangimentos em jogos realizados em diferentes configurações (Gr+3vs3+Gr e Gr+4vs4+Gr), a performance e o comportamento exploratório de equipes Sub-15 e Sub-17 são diferentemente afetados. Assim, identificamos qual seria a configuração de jogo ideal para enfatizarmos problemas táticos específicos nos estudos posteriores. No Capítulo VI, investigamos uma possível estratégia pedagógica a ser utilizada pelos treinadores para adequar a tarefa ao nível de desempenho dos jogadores. Neste estudo, identificamos que a performance e o comportamento exploratório de equipes compostas por jogadores com diferentes níveis de eficiência tática são diferentemente afetados por tarefas com diferentes níveis de dificuldade. No Capítulo VII, investigamos diferentes estratégias de manipulações de constrangimentos em tarefas representativas baseados nos princípios pedagógicos da representação e do exagero. Assim, identificamos que essas diferentes estratégias podem ser utilizadas pelos treinadores em função do nível de desempenho dos seus jogadores. Portanto, com base nos resultados dos estudos, propusemos e redefinimos algumas estratégias pedagógicas para adaptar a tarefa ao aluno, gerindo os diferentes níveis de dificuldade e complexidade dos jogos em função do nível do jogador. Dessa forma, o treinador conseguirá propor a criação de tarefas representativas que respeitem a dinâmica intrínseca dos seus jogadores, ou seja, aplicando uma proposta de ensino centrada no aluno e pautada no jogo, proporcionando, assim, ambientes de aprendizagem significativos.
Palavras-chave: Futebol, Pedagogia do Esporte, Metodologias de Ensino, Desempenho Tático.