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ISSN 19837194

Pelé e Maradona: núcleos da retórica jornalística

Periódico / Revista

Revista Brasileira de Futebol

Número

n. 2

Ano

2009

Volume

v. 2

Área de concentração

Comunicação

Páginas

p. 20-26

Arquivos

Resumo

A partir da produção jornalística, produzida na Argentina e no Brasil, sobre os heróis do futebol Pelé e Maradona os autores desenvolvem a hipótese de que, contra a interpretação dominante, os argentinos constroem e louvam heróis “dionisíacos” enquanto os brasileiros parecem optar pelos “apolíneos”. Os autores partem do famoso texto jornalístico de G. Freyre onde é santificada a imagem do jogador brasileiro, sobretudo o mulato, enquanto dionisíaco. De fato, o texto provoca a reflexão critica das representações dominantes sobre as identidades argentina (europeizada e iluminista) e a brasileira (autóctone e macuanímica).

Referência

HELAL, Ronaldo; LOVISOLO, Hugo. Pelé e Maradona: núcleos da retórica jornalística. Revista Brasileira de Futebol. v. 2, n. 2, p. 20-26, 2009 .