Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Placar e a produção de uma representação de futebol moderno

Ano

2009

Faculdade/Universidade

Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Ciências do Movimento Humano

Páginas

100

Arquivos

Resumo

Esta dissertação trata das representações produzidas e veiculadas pela mídia sobre o futebol. A partir do aporte teórico dos Estudos Culturais, em sua vertente pós-estruturalista, busco analisar a construção de uma representação de futebol moderno na Revista Placar, da Editora Abril, o mais importante periódico esportivo brasileiro. Para isso, concentro meu estudo nas edições publicadas entre abril de 1995 e março de 1999, período imediatamente posterior a uma profunda reforma editorial, na qual revista adotou o lema “Futebol, Sexo & Rock and Roll”. O exame desse material me permite afirmar que, a representação de futebol moderno produzida pela revista naquele momento gira em torno de três eixos principais: 1) a gestão moderna: onde valores empresariais são incorporados e o futebol é administrado como um negócio que objetiva, direta ou indiretamente, ao lucro financeiro; 2) o torcedor moderno: entendido como um consumidor, distanciado no estádio de seus pares e da própria partida, e com sua relação com o clube dessacralizada; e, finalmente, 3) o jogador moderno: pensado e produzido cientificamente, e preocupado em vender bem sua imagem. Por fim, concluo refletindo sobre os pontos de contato e articulação entre estes três eixos.

Palavras-chave: Futebol, mídia, Estudos Culturais, representações sociais.

Abstract

This dissertation is about those football representations produced and spread by the media. Starting from the theoretical contribution of the Cultural Studies, in their post-structuralist side, I aim to analyse the construction of a representation of modern football in the Placar magazine, from the Abril publishing house, the most important Brazilian sports paper. In order to do so, I focus my study on those editions issued between April 1995 and March 1999, being this the right off subsequent period to an editorial deep reform in which the magazine adopted the “Football, Sex & Rock and Roll” motto. The study of this material allows me to assert that the representation of modern football produced by the magazine at that time revolves around three main points: 1) modern management: where business values are introduced and football is managed as a business that, directly or indirectly, leads to financial profit; 2) the modern supporter: taken as a consumer, set aside in the stadium from the other supporters and from the match itself, and with their demystified relationship with the club; and, finally, 3) the modern player: scientifically thought and produced and concerned about selling his own image appropriately. Finally, I conclude reflecting about the contact and articulation among these three main points.

Keywords: Football, media, Cultural Studies, social representations.

Sumário

Introdução, 9

1. Caminhos Investigativos, 12

2. A Revista Placar, 22
2.1 A trajetória da Placar, 24
2.2 O contexto da mudança, 32
2.3 A nova Placar: Sexo, Rock and Roll e Futebol moderno, 42

3. Gestão moderna, 45
3.1 Futebol moderno: espetáculo, profissionalismo e lucro, 50

4. Torcedor moderno, 60
4.1 O estádio moderno, 63

5. O Jogador moderno, 75

6. Dez anos depois…, 86

Referências, 89

Anexos, 99

Referência

SALDANHA, Renato Machado. Placar e a produção de uma representação de futebol moderno. 2009. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A