Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1983-3083

Posicionamento de baixo custo como estratégia de marketing no gerenciamento do futebol: o caso do Inter/SM

Número

n. 1

Ano

2004

Volume

v. 15

Área de concentração

Educação Física

Cidade

Maringá

Páginas

p. 53-62

Arquivos

Resumo

O estudo procurou analisar como e por que os dirigentes do Inter/SM incorporaram (ou não) a estratégia de liderança no custo total da produção nas decisões de gerenciamento do clube, no ano de 2002. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso único holístico, do tipo explanatório. A coleta de dados foi baseada em várias fontes de evidências – entrevistas, documentação, registro de arquivos e observação direta. A análise foi desenvolvida a partir da categorização dos conteúdos, seguindo o modelo qualitativo, em que se recorreu a indicadores não-freqüências capazes de permitir inferências, tanto pela presença como pela ausência. Foram verificados esforços de baixo custo na produção, os quais foram direcionados para a venda, visando à penetração no mercado do entretenimento e de ferramenta de marketing sustentada pela ação dos voluntários e apoiadores, como fonte de mão-de-obra e infra-estrutura. 

Abstract

The purpose of this study was to analyze how and why the Inter/SM directors incorporated (or did not) the leadership strategy on the total cost of the production concerning the decisions of the club management in 2002.This was a unique holistic explanatory case study. The data collecting was based on several evidence sources – interviews, documentation, archives record and direct observation. The analysis was carried out based on the content categorization, according to the qualitative model, investigating the non frequency indicators susceptible to allow inferences, both due to the presence and absence. Low production cost efforts were verified, which were directed to the sale in order to introduce entertainment and marketing tools into the market, being sustained by the action of volunteers and supporters, as a source of labor and infrastructure. 

Referência

MYSKIW, Mauro; CARVALHO, Sérgio. Posicionamento de baixo custo como estratégia de marketing no gerenciamento do futebol: o caso do Inter/SM. Revista da Educação Física/UEM. Maringá, v. 15, n. 1, p. 53-62, 2004.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A