Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1413-585X

PPPs e decisões de investimento na construção de estádios de futebol

Periódico / Revista

Organizações & Sociedade

Número

n. 48

Ano

2009

Ano

2009

Volume

v. 16

Área de concentração

Administração

Cidade

Salvador

Páginas

p. 39-58

Arquivos

Resumo

O presente artigo objetiva discutir os limites e as possibilidades da utilização de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para construção de estádios de futebol. Para tanto, primeiramente, discute-se as PPPs e seus riscos. A presença de riscos associados às PPPs suscita a incorporação da teoria de opções reais – instrumental capaz de lidar com situações de incerteza quando da análise de investimentos. Tendo como pano de fundo as discussões em torno da candidatura da cidade de Salvador como sede à Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil, realizamos um exercício que ilustra as condições em que as PPPs são adequadas para a viabilização de uma nova arena esportiva apta a atender os padrões estipulados pela FIFA. Para operacionalizar o problema, estabelecemos uma metodologia de cálculo para o prêmio de um seguro a ser contratado para situações de baixa demanda. Ao final do artigo conclui-se que, em função das incertezas de demanda associadas à bilheteria de jogos de futebol, em parte condicionadas ao desempenho esportivo dos mandantes dos jogos, empreendimentos no entorno do estádio são essenciais para mitigar os riscos e, por conseqüência, viabilizar as PPPs.

Abstract

In this paper we discuss the issues related to public-private partnership (PPPs) for building football stadiums. First of all we discuss the PPP and its risks. The uncertainties associated to the PPP and to the investments are incorporated in a real options model. As the city of Salvador is a candidate city for the Fifa 2014 World Cup, we simulate some alternatives for the financial viability of the stadium in Salvador. So, we calculate the insurance premium for situations of low demand of public. We conclude that uncertainties associated to the public demand require investments in the neighborhood of the stadium to mitigate the risks and to make the PPP viable.

Referência

CABRAL, Sandro; JR, Antonio Francisco A. Silva. PPPs e decisões de investimento na construção de estádios de futebol. Organizações & Sociedade. Salvador, v. 16, n. 48, p. 39-58, 2009.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A