Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1982-8985

Prensa, espacio público y modernización: las revistas deportivas en Chile (1900-1950)

Número

n. 2

Ano

2012

Volume

v. 5

Área de concentração

História

Cidade

Rio de Janeiro

Arquivos

Resumo

No Chile, na primeira metade do século passado, surgiram numerosas revistas esportivas, a maioria delas de existência efêmera. Mas algumas se consolidaram por períodos mais ou menos extensos, o que as permitiu se constituírem em atores socioculturais difusores de discursividades sobre sua atividade que se relacionavam e articulavam com outras, oriundas de diferentes âmbitos da vida social. Em especial, a revista Estadio assumiu um lugar de orientadora e formadora de um público informado e com capacidade de tomar a distância necessária a um juízo crítico, fora dos extremos do aplauso ou vaia. Da mesma forma, se constituiu em um polo permanente de difusão do papel social do esporte, no interior do qual o ídolo esportivo era ressaltado não apenas por seus êxitos, mas também por constituir uma espécie de modelo de vida. 

Resumo (outro idioma)

En Chile, en la primera mitad del siglo pasado surgen numerosas revistas deportivas, la mayoría de ellas de efímera existencia, pero también algunas de ellas se consolidaron por períodos más o menos largos, los que les permitió constituirse en actores socioculturales difusores de unas discursividades sobre su actividad que entraban en relación y articulación con otras, provenientes de diferentes ámbitos de la vida social. En especial la revista Estadio en Chile, se colocó en una perspectiva orientadora y formativa de un público, informado y con capacidad de tomar la distancia necesaria para el juicio crítico, fuera de aplauso o rechazo. Asimismo, se constituyó en un polo permanente de difusión del rol social del deporte, al interior del cual el ídolo deportivo era resaltado no solamente por sus éxitos, sino también por constituir una suerte de modelo de vida. 

Abstract

In Chile, in the first half of the twentieth century are numerous sports magazines, most of them of brief existence, but also some of them were bound for periods of varying length, which allowed them to become cultural actors diffusers of discourses entering their business relationship and linkage with others from different areas of social life. In particular the magazine Estadio, was placed in a guidance and training perspective of an audience, informed and able to take the necessary distance for critical judgment, outside acclaim or rejection. It also established a permanent pole distribution of the social role of sport within which the sports idol was highlighted not only by their successes, but also constitute a kind of role model. 

Referência

CRUZ, Eduardo Santa. Prensa, espacio público y modernización: las revistas deportivas en Chile (1900-1950). Recorde: Revista de História do Esporte. Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, 2012.