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Dissertação

Processo de ensino-treino nas categorias de base de um clube de elite do futebol brasileiro

Ano

2015

Faculdade/Universidade

Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação Física

Páginas

113

Arquivos

Resumo

O ensino-treino nas categorias de base do futebol compreende um processo de construção em longo prazo e deve considerar conteúdos voltados para especificidade do futebol, bem como conteúdos relevantes para a formação integral dos jogadores. O objetivo principal desse estudo foi identificar e analisar a concepção e as estratégias dos treinadores no processo de ensino-treino nas categorias de base do futebol para o desenvolvimento de conteúdos específicos e para o desenvolvimento integral dos jovens jogadores. A investigação caracteriza-se como um estudo de caso de cunho qualitativo e as informações foram obtidas a partir de fontes disponíveis na literatura sobre o futebol, a formação de atletas e a concepção sistêmica. Os dados empíricos foram coletados no estudo de campo por meio da entrevista semiestruturada. Considerando a transição do cenário formativo dos jogadores de futebol brasileiros, da “rua” para o clube de futebol, foi realizado primeiramente um estudo teórico centrado na organização do clube, que ressaltou a interação dos processos de gestão com o modelo de jogo da equipe a partir da concepção sistêmica. A construção do modelo de jogo condiciona-se a relações mais distais, como os processos de gestão dos diferentes setores do clube, mas também sustenta-se nas relações mais proximais, como as ações defensivas e ofensivas, táticas e técnicas e que têm ocorrência no processo de ensinotreino. Essa estruturação quando direcionada para a proposta pedagógica de ensino-treino nas categorias de base do futebol deve apresentar princípios, balizadores e particulares para cada etapa formativa e também pressupostos, estimulando a atuação autônoma do jogador nos momentos de imprevisibilidade. Emergindo no campo prático verificouse que o estabelecimento dos princípios de jogo ocorre de maneira geral através de jogos, mas também acontece a partir de exercícios analíticos e os princípios priorizados sustentam-se na manutenção da posse de bola e na pressão na bola. A concepção dos treinadores embora sustentada no treinamento tático, também resguarda-se no treinamento técnico de forma fragmentada. O desenvolvimento de habilidades centradas no futebol sobrepõe em elevada proporção às habilidades centradas no atleta, mostrando que a formação integral do jogador é vista com pouca relevância no clube de futebol. Portanto, conclui-se que a concepção sistêmica atribuída no clube de futebol tende a aproximar as ações nos diferentes setores, facilitando a organização da proposta pedagógica, da disposição dos princípios de jogo nas diferentes etapas formativas, sua operacionalização e priorização. Tais ações tendem a influenciar a concepção dos treinadores com relação aos aspectos táticos e técnicos, saindo de uma visão fragmentada para um pensamento complexo, bem como atribuindo maior importância para a formação integral dos jogadores.

Palavras-chave: Pedagogia do Esporte; Formação de atletas; Treinador esportivo; Futebol.

Abstract

The coaching and practice of youth soccer players comprises a longterm process, and should consider contents focused on the soccer specificity, as well as relevant contents for the integral education of the players. The main objective of this study was to identify and analyze the design and strategies of trainers in the coaching process in youth soccer, for the development of specific content and the integral development of young players. The research is characterized as a qualitative approach and case study. The information was obtained from sources available in the literature about soccer, athletes’ development, and the systems view. The data were collected in the field of study through semi-structured interviews. Whereas the transition from the formative scenario of Brazilian soccer players from “street” to the soccer club, a theoretical study focused on the organization of the club was conducted primarily, which stressed the interaction of management processes with the team game model from the systemic view. The construction of the game model leads to more distal relations, such as the management processes of the different sectors of the club. However, it also holds in the most proximal relations, such as the defensive and offensive actions, and tactics and techniques that have occurred in coaching and practicing. This structure when directed to the pedagogical approach of coaching and practicing in youth soccer, must present principles, benchmarks and particularities to each stage of formation, as well as assumptions, which stimulates the autonomous action of the player in unpredictable situations. Emerging from the practical field, it was found that the establishment of the set of principles generally occurs through games. However, it also occurs from deliberate practice, and the prioritized principles are based on the ball and maintaining pressure on it. Although the design of the coaches was sustained in tactical training, it also concerns about the technical training in a fragmented way. The development of skills centered on soccer, overlaps in high proportion the skills centered on the athlete, showing that the integral education of the player is seen with little relevance in the soccer club. Therefore, it is concluded that the systems view attributed to the soccer club, tends to approach the actions in different sectors, facilitating the organization of the educational proposal, the provision of gaming principles in different stages of formation, as well as their operation and prioritization. Such actions tend to influence the design of the coaches regarding the tactical and technical aspects, leaving a fragmented view for complex thought, and giving greater importance to the integral education of the players.

Keywords: Sport Pedagogy; Athletes’ Development; Sport coach; Soccer.

Sumário

CAPÍTULO I,15
INTRODUÇÃO, 15
CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA, 15
OBJETIVOS DO ESTUDO, 17
Objetivo geral, 17
Objetivos específicos, 17
JUSTIFICATIVA, 18
LIMITAÇÕES DO ESTUDO, 19
ESTRUTURA GERAL DO ESTUDO, 20
REFERÊNCIAS, 22

CAPÍTULO II 26
A COMPREENSÃO SISTÊMICA DO FUTEBOL: DO CENÁRIO DO CLUBE AO MODELO DE JOGO MEDIADOR DA ATUAÇÃO DO JOGADOR, 26
Resumo, 26
Introdução, 26
O processo sistêmico na gestão em clubes de futebol, 27
O modelo de jogo no contexto do clube: relações sistêmicas, 30
A gestão das fases do jogo de futebol: um confronto de subsistemas, 33
Os conteúdos tático-técnicos no ensino e treino do futebol, 34
O ensino e o treino no futebol: uma visão total e integrada, 36
Considerações Finais, 37
Referências, 38

CAPÍTULO III, 44
FORMAÇÃO DE JOGADORES DE FUTEBOL: PRINCÍPIOS E PRESSUPOSTOS PARA COMPOSIÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA, 44
Resumo, 44
Introdução, 44
A compreensão sistêmica do jogo de futebol e a formação de jogadores, 46
Princípios e pressupostos para elaboração de uma proposta pedagógica no futebol, 48
Considerações Finais, 53
Referências, 53

CAPÍTULO IV, 59
TREINADORES DE JOVENS ATLETAS NO CLUBE DE FUTEBOL BRASILEIRO: ESTRATÉGIAS E PRIORIDADES NO ESTABELECIMENTO DE PRINCÍPIOS TÁTICO-TÉCNICOS DE JOGO, 59
Resumo, 59
Introdução, 59
Procedimentos Metodológicos, 62
Resultados, 63
Entrevistas, 63
Diário de Campo, 65
Discussão, 66
Considerações Finais, 70
Referências, 71

CAPÍTULO V, 81
O ENSINO DA TÁTICA E DA TÉCNICA NO FUTEBOL: CONCEPÇÃO DE TREINADORES DAS CATEGORIAS DE BASE, 81
Resumo, 81
Introdução, 81
Procedimentos Metodológicos, 83
Participantes, 83
Instrumento de coleta de dados, 83
Procedimentos, 84
Resultados, 84
Discussão, 88
Considerações Finais, 92
Referências, 93

CAPÍTULO VI 98
POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO INTEGRAL DE JOVENS JOGADORES DE UM CLUBE DE ELITE DO FUTEBOL BRASILEIRO, 98
Resumo, 98
Introdução, 98
Procedimentos Metodológicos, 100
Contexto, 100
Participantes, 101
Coleta de Dados, 101
Análise dos Dados, 102
Resultados, 102
Concepções e Procedimentos Pedagógicos Centrados no Futebol, 103
Concepções e Procedimentos Pedagógicos Centrados no Atleta, 105
Discussão, 109
Considerações Finais, 113
Referências, 114

CAPÍTULO VII, 120
CONSIDERAÇÕES FINAIS, 120
IMPLICAÇÕES, 122
APÊNDICES, 124
ANEXOS, 128

Referência

BETTEGA, Otávio Baggiotto. Processo de ensino-treino nas categorias de base de um clube de elite do futebol brasileiro. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
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