Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Tese

Processos de aprendizagem e construção psicossocial de uma equipe de alto desempenho em um clube de futebol

Ano

2012

Faculdade/Universidade

Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina

Orientador(a)

Narbal Silva

Tema

Tese

Área de concentração

Doutorado em Psicologia

Páginas

311

Arquivos

Resumo

O objetivo desta tese é caracterizar as relações entre processos de aprendizagem e construção psicossocial de uma equipe de alto desempenho. A pesquisa foi realizada em um clube de futebol de Santa Catarina que obteve resultados expressivos no âmbito nacional durante os anos de 2008 e 2009. Foi utilizada a triangulação intramétodo qualitativa, na qual se recorreu às técnicas da análise documental, observações e entrevistas com dirigentes, membros da comissão técnica, atletas e membros de torcida organizada. Ao total foram entrevistados treze sujeitos de pesquisa. Nos resultados da pesquisa pôde-se identificar que a gestão da equipe se consolidou como um fator determinante para o aumento do rendimento. As estruturas de ação para a aprendizagem foram investigadas e, por meio dos resultados obtidos, pode-se afirmar que são componentes fundamentais para a construção de uma organização de aprendizagem. Aspectos ligados às experiências pessoais e ao compartilhamento dessas vivências entre os membros das equipes também foram mencionados pelos participantes como fatores influenciadores do desempenho. Embora não tenham sido mencionados fatores relacionados à arbitragem pelos sujeitos desta pesquisa, foram identificados estudos que revelam a influência da arbitragem no desempenho das equipes de futebol. Portanto, sugerem-se pesquisas para compreender tal interferência da arbitragem nos resultados dos clubes de futebol profissional.

Palavras-chave: Aprendizagem. Construção psicossocial. Equipe. Futebol.

Abstract

The aim of this thesis is to characterize the relationship between learning and psychosocial construction of a high performing team. The research was conducted in a soccer club of Santa Catarina that has nationally significant results during the years 2008 and 2009. It was used a qualitative intramethod triangulation, in which appealed to the techniques of document analysis, observations and interviews with leaders, members of the coaching staff, athletes and members of organized supporters. In total it was interviewed thirteen subjects. In the search results could identify that the management team has established itself as a determining factor for the increase in yield. The building blocks for learning were investigated in this research, and through the results, one can say that are key components for building a learning organization. Aspects related to personal experiences and sharing these experiences among members of the team were also mentioned by participants as factors that influencing performance. Although not mentioned factors related to referees by the subjects in this study were identified studies that reveal the influence of referees in the performance of soccer teams. Therefore, it is suggested research to understand the interference of referees on the results of professional soccer clubs.

Keywords: Learning. Psychosocial construction. Team. Soccer.

Sumário

1 PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO PSICOSSOCIAL DE EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO EM CLUBES DE FUTEBOL, 21
1.1 CLUBES DE FUTEBOL ENQUANTO ORGANIZAÇÕES DE TRABALHO, 25
1.1.1 Stakeholders de clubes de futebol, 29
1.2 ORGANIZAÇÕES DE TRABALHO COM ESTRUTURAS E PROCESSOS ORIENTADOS À APRENDIZAGEM, 31
1.2.1 Estruturas de ação orientadas à aprendizagem, 34
1.2.1.1 Estruturas de ação orientadas à aprendizagem em clubes de futebol, 43
1.3 PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NAS ORGANIZAÇÕES DE
TRABALHO, 45
1.3.1 Processos de aprendizagem no contexto do futebol, 53
1.4 FENÔMENOS PSICOSSOCIAIS EM GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO, 58
1.4.1 Processos de construção de equipes de alto desempenho, 63

2 MÉTODO, 67
2.1 CARACTERIZAÇÃO DO CLUBE DE FUTEBOL ESTUDADO, 68
2.1.1 Contexto antecedente às temporadas de 2008 e 2009, 71
2.1.2 Consequências percebidas do desempenho obtido nas temporadas 2008 e 2009, 72
2.2 FONTES DE INFORMAÇÕES, 73
2.2.1 Sujeitos de pesquisa, 73
2.2.2 Documentos, 75
2.3 COLETA DE INFORMAÇÕES, 76
2.3.1 Instrumentos, equipamentos e materiais, 76
2.3.2 Procedimentos ,77
2.3.2.1 Entrevistas, 77
2.3.2.2 Observações, 79
2.3.3 Situação e ambiente, 82
2.4 INTERPRETAÇÃO DAS INFORMAÇÕES, 83
2.4.1 Pressupostos teóricos epistemológicos que orientaram a construção conceitual e empírica do presente trabalho, 84

3 DESCRIÇÃO, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DAS INFORMAÇÕES COLETADAS POR MEIO DA PESQUISA, 87
3.1 CARACTERIZAÇÃO DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA, 88
3.2 APRENDIZAGENS INDIVIDUAIS, 94
3.3 COMPARTILHAMENTO DE APRENDIZAGENS INDIVIDUAIS, 121
3.4 ESTRUTURAS DE AÇÃO ORIENTADAS À APRENDIZAGEM, 135
3.5 AMBIENTE EXTERNO AO CLUBE, 167
3.6 CRITÉRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO, 201
3.7 INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E A CONSTRUÇÃO PSICOSSOCIAL DE UMA EQUIPE DE ALTO DESEMPENHO, 252
3.7.1 Relações entre aprendizagem individual e construção psicossocial de equipes de alto desempenho, 253
3.7.2 Relações entre aprendizagem grupal e construção psicossocial de equipes de alto desempenho, 255
3.7.3 Relações entre estruturas de ação para aprendizagem e construção psicossocial de equipes de alto desempenho, 257
3.7.4 Relações entre ambiente externo e construção psicossocial de equipes de alto desempenho, 260

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 263
4.1 PRINCIPAIS DESCOBERTAS RELACIONADAS AO PROBLEMA DE PESQUISA, 263
4.2 ALGUMAS RECOMENDAÇÕES AOS GESTORES DA ORGANIZAÇÃO DE TRABALHO PESQUISADA, 266
4.3 FACILIDADES, LIMITAÇÕES E SUGESTÕES DE ESTUDOS FUTUROS, 268
4.4 REFLEXÕES FINAIS, 269

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 271
APÊNDICE A – ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMI ESTRUTURADA COM ATLETAS, 289
APÊNDICE B – ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMI ESTRUTURADA COM COMISSÃO TÉCNICA, 295
APÊNDICE C – ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMI ESTRUTURADA COM DIRIGENTES, 300
APÊNDICE D – ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMI ESTRUTURADA COM TORCIDA ORGANIZADA, 305
APÊNDICE E – TERMO DE CONSENTIMENTO, 310

Referência

SILVA, Ramiro Zinder da. Processos de aprendizagem e construção psicossocial de uma equipe de alto desempenho em um clube de futebol. 2012. 311 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.