A produção de São Paulo como cidade sede da copa do mundo

Biblioteca

Seja um dos 18 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

A produção de São Paulo como cidade-sede da Copa do Mundo de 2014

um estudo do contraste entre as imagens criadas pela candidatura e o noticiario no periodo anterior a oficializacao como um dos palcos do megaevento.
Ano

2016

Faculdade/Universidade

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Ciências Sociais

Cidade

São Paulo

Páginas

384

Arquivos

Resumo

Como o conceito de cidade global relaciona-se ao de megaeventos a ponto de torná-lo um status ainda mais cobiçado por cidades do mundo todo. Como São Paulo, postulante a cidade global, insere-se no processo de candidatura a cidade-sede da Copa do Mundo de 2014, um megaevento organizado pela FIFA. Como funciona a candidatura de uma cidade a cidade-sede de uma Copa e, no caso paulistano, quem são os principais atores e a quais etapas tiveram de se submeter. O estudo do período anterior à oficialização de uma cidade como cidade-sede do Mundial. Quais os documentos, seus momentos, suas funções e, principalmente, como a candidatura paulistana vendeu a imagem de São Paulo. Como os jornais do mesmo período, entre dezembro de 2006 e maio de 2009, retratam a cidade. O contraste entre a imagem oficial de uma candidatura a megaeventos e a análise crítica de um jornal considerado parte da opinião pública

Abstract

How the global city concept relates to the megaevents concept to a certain point that turns it into a status even more desired by cities all over the world. How São Paulo, a global city candidate, participates in the host city bidding process for the 2014 World Cup, a FIFA’s megaevent. How does a World Cup host city bidding process work and, in São Paulo’s case, who are the main actors and which steps should the city undertake. A study of the period before the formalization as World Cup host city. Which documents, its moments, its functions and, mainly, how São Paulo’s bidding promoted São Paulo’s image. How the newspapers from the same period, between December 2006 and May 2009, portray the city. The contrast between a megaevents bidding official image and the critical analysis of a newspaper considered part of the public opinion

Sumário

INTRODUÇÃO, 10

CAPÍTULO 1, 18

1.1 O que São Paulo quer?, 18

1.2 O que a FIFA quer?, 24

1.3 Um processo em comum, 30

1.3.1 A candidatura brasileira, 32

1.3.2 A candidatura de São Paulo, 54

CAPÍTULO 2, 87

2.1 Candidata coadjuvante, 88

2.1.1 Produzindo a imagem da cidade para os avaliadores, 88

2.1.2 Avaliando a imagem da cidade na visão dos avaliadores, 116

2.2 Candidata protagonista, 122

CAPÍTULO 3, 128

3.1 Considerações iniciais, 128

3.2 Se espremer, sai sangue, 132

3.3 A cidade como ela é (vista), 164

3.4 Esporte em Sampa, 254

3.5 As nossas Copas, 297

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 337

BIBLIOGRAFIA, 342

 

Referência

ANDREUCCI, Raul. A produção de São Paulo como cidade-sede da Copa do Mundo de 2014: um estudo do contraste entre as imagens criadas pela candidatura e o noticiario no periodo anterior a oficializacao como um dos palcos do megaevento.. 2016. 384 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Cadastre-se para receber novidades