INTRODUÇÃO, 20
PARTE I – QUEDA TENDENCIAL DO VALOR DE USO, COTIDIANO, ESPETÁCULO E URBANIZAÇÃO, 28
1 ESPETÁCULO E COTIDIANO, 28
1.1LUKÁCS, MARX E HEGEL NOS FUNDAMENTOS DO ESPETÁCULO, 28
1.2 COTIDIANO, SOBREVIVÊNCIA E ESPETÁCULO EM RAOUL VANEIGEM, 46
2 APARÊNCIA COMO ESSÊNCIA, 56
2.1 A PRODUÇÃO DA APARÊNCIA COMO ESSÊNCIA, 56
2.2 A FARSA DO TEMPO LIVRE, 67
3 APOLOGIAS E APOLOGISTAS DA IMAGEM DA CIDADE, DA CIDADE COMO IMAGEM, 73
3.1 A RELAÇÃO ENTRE IMAGEM E CIDADE, E AS TENTATIVAS DE COMPREENSÃO E EXPLICAÇÃO TEÓRICAS, 75
3.2 A CIDADE COMO IMAGEM NO DISCURSO DOS BUROCRATAS E TECNOCRATAS, 104
3.3 O ESPAÇO REDUZIDO À MARCA, 110
3.4 “PAISAGEM DE PONTA-CABEÇA”, “SENSAÇÃO DE IRREALIDADE DE QUEM VÊ”: UM SALUTAR EXEMPLO DE SEGREGAÇÃO IMAGÉTICA NAS PÁGINAS DO JORNAL, 119
3.5 DO MORRO CARIOCA COMO “IRREALIDADE” AO MORRO CARIOCA SE REALIZANDO COMO IMAGEM, 124
4 A PRODUÇÃO DA CIDADE COMO CENÁRIO: UM MOMENTO NECESSÁRIO DO ESPAÇO ESPETACULAR, 130
4.1 DO URBANISMO UNITÁRIO À CRÍTICA AO URBANISMO, 130
4.2 LE CORBUSIER E OS SITUACIONISTAS: A FUNÇÃO CONTRA A VIDA APAIXONANTE, 141
4.3 A FORMA COMO A ÚNICA FUNÇÃO: A ARQUITETURA MODERNA BRASILEIRA E SUAS CONTRIBUIÇÕES AO ESPAÇO ESPETACULAR, 150
18 4.4 O ESPAÇO MONUMENTAL: DERIVAÇÕES, PERMANÊNCIAS E INFLUÊNCIAS NO ESPAÇO ESPETACULAR, 156
4.5 A PRODUÇÃO DA CIDADE COMO CENÁRIO: QUEDA TENDENCIAL DO VALOR DE USO, ALIENAÇÃO ESPACIAL E PLANEJAMENTO ESPETACULAR, 158
PARTE II – A LEGISLAÇÃO DA COPA DO MUNDO FIFA DE 2014: ESTADO, CAPITAL E ESPAÇO, 174
5 O ESTADO (O ESPETÁCULO E O CAPITAL FICTÍCIO) COMO PRESSUPOSTO(S) DO ESPAÇO COMO MAQUINARIA DOS ASSIM CHAMADOS MEGAEVENTOS, 174
6 AS LEIS DA COPA DO MUNDO DA FIFA DE 2014, 181
6.1 A LEGISLAÇÃO DA REPRODUÇÃO CRÍTICA NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO DA COPA DE 2014, 181
6.2 A LEI GERAL DA COPA – OU “LEI GERAL DAS GARANTIAS, ISENÇÕES E DEMAIS SEGURANÇAS COMERCIAIS DADAS À FIFA”, 199
7 BNDES PROCOPAARENAS, 215
7.1 BNDES: O CAIXA DA COPA FIFA DE 2014, 215
7.2 DOS EMPRÉSTIMOS CONCEDIDOS PELO BNDES PROCOPA ARENAS, 222
8 O ESPAÇO ASCENDE AOS CÉUS, 229
8.1 AS SOCIEDADES DE PROPÓSITO ESPECÍFICO (SPE) NA COPA DE 2014, 229
8.2 AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS (PPP) E A COPA DO MUNDO 2014, 231
8.3 OS CERTIFICADOS DE INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO (CID): UM MERCADO DE ATIVOS FINANCEIROS DO ESPAÇO, 235
9 A LÓGICA DO “ELEFANTE BRANCO”: OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA DO ESPAÇO NA COPA DE 2014, 245
9.1 A PRODUÇÃO DESCARTÁVEL DO ESPAÇO, 245
9.2 A PRODUÇÃO DO ESPAÇO E O ELO ENTRE O “ELEFANTE” E A OBSOLESCÊNCIA, 248
9.3 MANAUS, CUIABÁ, NATAL E BRASÍLIA: A MANADA BRANCA EM CURSO, 253
9.4 PÓS-COPA, 259
PARTE III –DO FUTEBOL ÀFIFA, 262
19 10 DA PELADA AO ESPETÁCULO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O FUTEBOL E A CIDADE, 262
10.1 O HOMO LUDENS E OS SITUACIONISTAS, 262
10.2 O ESFORÇO HISTÓRICO DE NEGAÇÃO DA PELADA, 268
10.3 A POPULARIZAÇÃO RADICAL: A PELADA TOMA A CIDADE, 274
10.4 DO LÚDICO AO LUCRO, 281
11 A FIFA, 286
11.1 FIFA: “O IMPÉRIO ONDE O SOL NUNCA SE PÕE”, 286
11.2 A FIFADOS GASTOS E A(S) FIFA(S) DOS LUCROS, 305
11.3 DOS RELATÓRIOS FINANCEIROS DA FIFA (2005-2014), 311
11.3.1 Últimas considerações sobre os relatórios financeiros da FIFA, 397
11.4 A PRODUÇÃO TELEVISIVA DA FIFA, 399
11.5 AS MARCAS FIFA: A AUTONOMIZAÇÃO DAS MARCAS DENTRO DO CAPITAL FICTÍCIOIMAGÉTICO, 404
11.6 DIRETRIZES PÚBLICAS DE MARCAS OFICIAIS DA FIFA, 408
11.7 ÁREAS DE RESTRIÇÃO COMERCIAL, 413
11.8 FARSA E FRACASSO DA CAXIROLA, 417
11.9 FIFA FAN FEST, 419
PARTE IV- ERRÂNCIAS, DERIVAS E TENTATIVAS DE DESCRIÇÕES PSICOGEOGRÁFICAS, 447
12 CONTRIBUIÇÕES SITUACIONISTAS AO TRABALHO DE CAMPO EM GEOGRAFIA URBANA, 447
12.1 A PSICOGEOGRAFIA MATERIALISTA, 447
12.2 A DERIVA, 452
13 DERIVAS PSICOGEOGRÁFICAS, 457
13.1 TENTATIVAS DE DESCRIÇÕES PSICOGEOGRÁFICAS, 457
13.2 PERAMBULANDO ENTRE FRONTEIRAS, 460
20 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 517
REFERÊNCIAS, 521
APÊNDICES, 535
ANEXOS, 550