Biblioteca

Seja um dos 13 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1980-3508

Produção gráfica humorística, imprensa esportiva e estereótipo: as narrativas de Maciota, na revista Placar

Número

n. 3

Ano

2017

Volume

v. 40

Páginas

p. 73-90

Arquivos

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar traços estereotípicos associados à identidade brasileira, a partir de produções gráficas de humor publicadas na imprensa esportiva brasileira. Criadas por Paulo Paiva e publicadas na revista esportiva Placar, as narrativas do personagem Maciota foram pouco estudadas no país. As histórias ficcionais apresentam situações vividas por um antiatleta no contexto do futebol. Considera-se que certos traços estereotípicos tanto podem auxiliar na produção do humor e na consolidação do antiatleta quanto podem reforçar a construção de uma das identidades brasileiras: a malandragem. Dada a natureza do estudo, a fundamentação teórica estabelece um diálogo interdisciplinar entre as áreas da imprensa esportiva, do humor gráfico e da análise do discurso. O corpus de análise compreende 140 histórias sobre o personagem, publicadas na revista Placar de 1980 a 1983.

Palavras-chave: Humor gráfico. Estereótipo. Maciota. Placar. Futebol.

Resumen

El objetivo de este artículo es analizar rasgos estereotípicos asociados a la identidad brasileña, por intermedio de producciones gráficas de humor publicadas en la prensa deportiva brasileña. Creadas por Paulo Paiva y publicadas en la revista deportiva Placar, las narrativas del personaje Maciota fueron poco estudiadas en el país. Las historias ficticias presentan situaciones vividas por un antiatleta en el contexto del fútbol. Se considera que ciertos rasgos estereotípicos tanto pueden auxiliar en la producción del humor y en la consolidación del antiatleta como pueden reforzar la construcción de una de las identidades brasileñas: el gitano. Dada la naturaleza del estudio, la fundamentación teórica establece un diálogo interdisciplinario entre las áreas de la prensa deportiva, el humor gráfico y el análisis del discurso. El corpus de análisis comprende 140 historias sobre el personaje publicadas en la revista Placar desde 1980 hasta 1983.

Palabras clave: Humor gráfico. Estereotipo. Maciota. Placar. Fútbol.

Abstract

The aim of this article is to analyze stereotypical traits associated with the Brazilian identity, based on graphic humor productions published in the Brazilian sports press. Created by Paulo Paiva and published in the sports magazine Placar, the narratives of the character Maciota were little studied in the country. The fictional stories present situations experienced by an anti-athlete in the context of soccer. We consider that certain stereotypical traits can both aid in the production of humor and in the consolidation of the anti-athlete, as well as reinforce the construction of one of the Brazilian identities: the malandro. Given the nature of the study, the theoretical basis establishes an interdisciplinary dialogue between the areas of the sports press, graphic humor and discourse analysis. The corpus of analysis comprises 140 stories about the character, published in the Placar magazine from 1980 to 1983.

Keywords: Graphic humor. Stereotype. Maciota. Placar. Soccer.

Referência

CARMELINO, Ana Cristina. Produção gráfica humorística, imprensa esportiva e estereótipo: as narrativas de Maciota, na revista Placar. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo, v. 40, n. 3, p. 73-90, 2017.
Cadastre-se para receber novidades