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Dissertação

Públicos e identidades culturais no futebol

O Sporting Clube de Espinho
Ano

2010

Faculdade/Universidade

Faculdade de Letras, Universidade do Porto

Orientador(a)

Natália Azevedo

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Sociologia

Páginas

178

Arquivos

Resumo

A sociedade actual pauta-se por um vasto conjunto de transformações com implicações inevitáveis na vida dos actores sociais. A cultura é um dos palcos onde essas transformações são claras e iminentes e as práticas desportivas, nomeadamente o futebol, são uma forma de cultura de massas actualmente. A nossa investigação centrase num estudo de caso, um clube desportivo da Grande Área Metropolitana do Porto, no caso o Sporting Clube de Espinho. Assumindo a cultura como um meio privilegiado de múltiplas interacções sociais, procuramos compreender ao longo desta investigação de que forma as práticas desportivas, ocorridas por via das actividades futebolísticas desenvolvidas no Sporting Clube de Espinho, influenciam a construção da identidade dos públicos para quem as mesmas se orientam. Partindo de uma perspectiva mais compreensiva do objecto em análise, procuramos compreender as dimensões sociais inerentes à construção da ligação afectiva entre os adeptos e o clube, assim como compreender quais os valores que estão na génese da «mística» do clube e como estes funcionam como agregadores identitários dos adeptos. Procura-se ensaiar, deste modo, uma perspectiva compreensiva que se aproxime dos sentidos subjectivos que os agentes conferem à «ida à bola». O método de estudo de casos afirma-se como o melhor instrumento de aproximação à centralidade que o futebol tem nas sociedades actuais. Este é um estudo sobre uma temática cuja produção teórica não é, ainda, muito substantiva. Através da aproximação empírica que levamos a cabo neste estudo foi-nos possível chegar a algumas conclusões, tal como o facto das mulheres frequentarem os jogos do Sporting Clube de Espinho como prática de lazer, na sua maioria, enquanto que os homens frequentam os mesmos pela ligação ao clube e pelo prazer de ver futebol.

Conceitos-chave: Desporto, Futebol, Identidade, Público, Práticas de lazer

Resumo (outro idioma)

Aujourd’hui, la société est guidée par une vaste gamme de changements ayant des incidences inévitables dans les acteurs sociaux. La culture est l’un des lieux où ces changements sont claire et imminente et le sport, à savoir le football, sont une forme de culture de masse actuellement. Le notre enquête a porté sur une étude de cas, un club sportif de la grande région métropolitaine de Porto, dans le cas Sporting Clube de Espinho. Prenant la culture comme un moyen privilégié de multiples interactions sociales, chercher à comprendre le déroulement de l’enquête de la façon dont les activités sportives, qui se produisent par l’intermédiaire d’activités liées au football entrepris au Sporting Clube de Espinho, l’influence de la construction de l’identité du public à qui il est guide. Dans une perspective plus globale de l’objet en question, chercher à comprendre les dimensions sociales impliquées dans la construction du lien affectif entre les fans et le club ainsi que de comprendre quelles valeurs sont à la genèse de la «mystique» du club et comment ils agissent comme des agrégateurs l’identité des supporters. Il cherche à tester, donc une perspective globale qui se rapproche de la signification subjective que les acteurs donnent le «aller au bal.” La méthode des cas apparaît comme le meilleur moyen de l’approche à la centralité nous considérons que le football est dans les sociétés contemporaines. Il s’agit d’une étude sur un sujet dont théoriques travail est encore très importante. Grâce à l’approche empirique que nous prenons cette étude, nous avons été en mesure de tirer certaines conclusions, comme le fait que les femmes assister aux matchs du Sporting Clube de Espinho que la pratique de loisir, la plupart du temps, tandis que les hommes fréquentent la même chose en lien vers le club et pour le plaisir de regarder le football.

Concepts-clés: Sports, Football, l’identité, publique, Loisirs Pratique

Abstract

Modern day society prides itself on a vast array of transformations with inevitable implications in the life of its social actors. The culture is one of the areas where those changes have been made most visible. Most notable is the sport of soccer. We present one such investigation centered as a case study of a Local area team known as Sporting Clube de Espinho. We can assume that culture is a privileged means of multiple social interactions. We hope to find in this investigation the manner in which, sporting habits that occur via soccer activities practiced at Sporting Clube de Espinho, influence a construction of identity of the public of the same who orientate them. Starting with a more comprehensive perspective of that which we seek to analyze we can seek to find the social dimensions inherent in the construction of the affective connection between fans and their club. Similar must be the values that are the root of the “mystic” of the club and all those who sympathize with the club or their fans. We search to find in this manner a comprehensive perspective that resonates with the subjective emotion that is “going to the game”. The method of study of these cases confirms itself as the best instrument of approach to the central thematic that soccer employs in modern day society. This is a study of a theoretical topic that is still not very substantial. Trough the empirical approach that we take in this study we were able to reach some conclusions, such as the fact that women attend the games of Sporting Clube de Espinho as leisure practice, mostly, while the men attend the same by relation to the club and for the pleasure of watching soccer.

Key-Words: Sport, Soccer, Identity, Public, hobbies.

Sumário

INTRODUÇÃO, 17

Capítulo I – O DESPORTO E O FUTEBOL NAS SOCIEDADE CONTEMPORÂNEAS: CONTORNOS TEÓRICOS DE UMA RELAÇÃO SOCIOLÓGICA
1.1 – Contexto histórico e cultural da emergência do Desporto: O futebol em Portugal, 22
1.2- A relevância do fenómeno futebolístico na análise das sociedades modernas, 25
1.3- A importância do habitus na construção identitária, 32
1.4- Identidade: a importância da identidade clubística na formação de públicos, 36
1.5- Práticas de lazer: O paradoxo “Actividades miméticas Vs Actividades não lúdicas”, 43
1.6- O futebol como produção cultural e simbólica, 49
1.7- A gradual entrada das mulheres no mundo futebolístico, 53
1.8- Da subvalorização à emancipação do futebol enquanto objecto de estudo, 56

Capitulo II- O FUTEBOL COMO OBJECTO SOCIOLÓGICO: ENQUADRAMENTO DO PROBLEMA, MODELO ANALÍTICO E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
2.1 Problema científico e modelo de análise, 58
2.2 Procedimentos metodológicos, 63

Capitulo III- PÚBLICOS DO SPORTING CLUBE DE ESPINHO: CARACTERIZAÇÃO SOCIODEMOGRÁFICA, VIVÊNCIAS E IDENTIDADES
3.1 Públicos: Caracterização, 72
3.2 Identidades: relação dos adeptos com o Sporting Clube de Espinho, 75

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 91

BIBLIOGRAFIA, 95
ANEXOS, 99

Referência

PEREIRA, Pedro Rodolfo Couto. Públicos e identidades culturais no futebol: O Sporting Clube de Espinho. 2010. 178 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto, 2010.
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