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ISSN 2526-4494
Dossiê Jornalismo esportivo e representações do futebol

Quando um treinador substitui o nome do clube: uma análise do “Time de Ceni” como exemplo da lógica do clickbait na cobertura esportiva do Brasil

Periódico / Revista

FuLiA/UFMG

Número

n. 1

Ano

2020

Volume

v. 5

Tema

Dossiê Jornalismo esportivo e representações do futebol

Páginas

p. 119-138

Arquivos

Resumo

Quando Rogério Ceni foi anunciado como novo técnico do Fortaleza Esporte Clube para a temporada de 2018 houve surpresa no futebol brasileiro. Ex-goleiro e um dos maiores ídolos do São Paulo Futebol Clube, ele começou a carreira de treinador na equipe em que jogou, imaginava-se que seguisse em clubes do Sudeste ou do Sul, que têm maior capital simbólico e cobertura midiática. Títulos da Série B (2018), Campeonato Cearense (2019) e Copa do Nordeste (2019) transformaram Ceni num dos principais técnicos da história do Fortaleza. Mas só isso bastava para tratar o clube como “Time de Ceni” em títulos de notícias ou tuítes na internet? Para discutir a cobertura esportiva atual, mais voltada ao infoentretenimento e à atração do público a partir de caça-cliques (clickbait), com foco na representação dos clubes do Nordeste, que este artigo analisa tuítes de sites noticiosos nacionais a partir do uso de “Time de Ceni”.

Abstract

When Rogério Ceni was announced as the new coach of Fortaleza Esporte Clube for the 2018 season, there was surprise in Brazilian football. A former goalkeeper and one of São Paulo Futebol Clube’s greatest idols, he began his coaching career at the club he played, and was supposed to follow clubs in the Southeast or South, which have greater symbolic capital and media coverage. Serie B (2018), Campeonato Cearense (2019) and Copa do Nordeste (2019) titles have made Ceni one of the leading coaches in Fortaleza’s history. But was that enough to treat the club as “Ceni’s Team” in news titles or tweets on the Internet? To discuss current sports coverage, more focused on infotainment and attracting the audience from clickbait, focusing on the representation of clubs in the Northeast, this article analyzes tweets from national news sites from the use from “Ceni’s Team”.

Referência

SANTOS, Anderson David Gomes dos; BORGES, Mellyna Andréa Reis dos Santos; SOBRINHO, Carlos Peres de Figueiredo. Quando um treinador substitui o nome do clube: uma análise do “Time de Ceni” como exemplo da lógica do clickbait na cobertura esportiva do Brasil. FuLiA/UFMG. Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 119-138, 2020.
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