Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1980-6574
Futebol, Escola

Refletindo sobre a tematização do futebol na Educação Física escolar

Número

n. 4

Ano

2010

Volume

v. 16

Tema

Futebol, Escola

Área de concentração

Educação Física

Cidade

Rio Claro

Páginas

p. 920-930

Arquivos

Resumo

A Educação Física deve propiciar ao aluno o exercício da cidadania, possibilitando a conquista da autonomia, por meio da reflexão-crítica sobre os conhecimentos da cultura corporal de movimento. Contudo, a área carece de subsídios para uma melhor organização de seus conteúdos dentro do currículo escolar. Neste sentido, o objetivo do presente estudo consiste em apontar um conjunto de temas relevantes do conteúdo futebol que possam servir de subsídios para propostas de sistematização para o componente curricular Educação Física escolar. São apresentados nove temas que discutem aspectos relevantes do futebol, tais como suas relações com a arte, sua história e o contexto do futebol feminino. Por fim, o tema relativo aos jogos da cultura popular relacionados ao futebol foi aprofundado por meio do futebol de tampinhas e do futebol de botão, incluindo aprendizagens como a construção de regras, a interpretação de competições e a valorização da cultura popular.

Palavras-chave: Educação Física escolar. Futebol. Conteúdos. Organização.

Abstract

Thinking about the football theme on school Physical Education

Physical Education should provide students the means to enable them the exercise of their citizenship, which will allow them to acquire autonomy through critical reflection on the knowledge of practicing body movement. Nevertheless, in the school curriculum the subject still lacks support in order to organize its contents. As such, the target of this study is to highlight a number of relevant issues on the contents of football practice, which may be used in an attempt to codify Physical Education as a school subject. Nine issues are here presented, which discuss relevant aspects of football, as well as its correlation with art, its history, and the female football background. Fin ally, we get into a deeper study of the games used in popular culture and its link to football, through games such as “button football”, including learning processes such as rule system, the interpretation of competitions, and the appraisal of popular culture.

Key Words: Physical Education in school. Football. Contents. Organization.

Referência

DARIDO, Suraya Cristina. Refletindo sobre a tematização do futebol na Educação Física escolar. Motriz: Revista de Educação Física. Rio Claro, v. 16, n. 4, p. 920-930, 2010.