Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Observatório da Discriminação Racial no Futebol

Arquivos

Sinopse

O Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol é a uma análise sistêmica sobre os incidentes raciais no futebol brasileiro. No documento são apresentados os casos de preconceito e discriminação ocorridos no esporte brasileiro, correspondentes ao período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de cada ano. A análise de dados e informações sobre os desdobramentos dos casos, assim como suas respectivas punições aos envolvidos, são feitas apenas em relação aos incidentes classificados como os de “racismo no futebol”.

O relatório também expõe os casos de preconceito e discriminação com atletas brasileiros no exterior.

Nosso objetivo com esse documento é identificar e informar à sociedade brasileira sobre os casos de discriminação que ocorrem no esporte nacional e, asseverar que os mesmos não acontecem de forma esporádica, que são comuns, que em sua maioria falta punição aos envolvidos, um maior comprometimento das vítimas na cobrança das punições e comprometimento dos clubes, entidades, federações e da sociedade como um todo no combate ao racismo.

Nosso trabalho busca usar o esporte como ferramenta para educar, informar e conscientizar para o fim do racismo, não apenas no esporte, mas sim no dia a dia nas vidas de todos nós para um sociedade melhor e igualitária.

Sumário

INTRODUÇÃO, 3

METODOLOGIA, 3

OBSERVATÓRIO, 4

RECOMENDAÇÕES, 5

MONITORAMENTO: CASOS DE RACISMO, 6

Ocorrências no Brasil, 7

Ocorrências no Exterior, 10

Ocorrências na Copa, 12

ANÁLISE ESTATÍSTICA DAS OCORRÊNCIAS NO BRASIL, 14

CONTATOS, 18

RESPONSÁVEIS PELA ELABORAÇÃO DESTE RELATÓRIO, 18

Referência

FUTEBOL, Observatório da Discriminação Racial no. Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol 2014. Porto Alegre: Observatório da Discriminação Racial no Futebol, 2015.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A