Introdução, 10
CAPÍTULO I – PLANO INDIVIDUAL DE ESTÁGIO, 12
1.1. Instituição do Estágio, 13
1.2. Objetivos gerais de formação para o estagiário, 13
1.3. Objetivos específicos de formação para o estagiário, 14
1.4. Estratégias a implementar para a formação pessoal enquanto treinador, 14
1.5. Função do treinador estagiário, 15
1.6. Tarefas inerentes à função do treinador estagiário ,15
CAPÍTULO II – CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ESTÁGIO, 16
2.1. Enquadramento histórico, 17
2.2. Caracterização geral, 17
2.3. Recursos Estruturais, 18
2.4. Recursos Materiais,18
2.5. Recursos Humanos, 19
CAPÍTULO III – CARACTERIZAÇÃO DA EQUIPA E DO CONTEXTO COMPETITIVO, 20
3.1. Caracterização da equipa técnica, 21
3.2. Caracterização da equipa, 22
3.3. Objetivos específicos para a equipa, 24
3.4. Avaliação inicial, intermédia e final individual tão completa quanto possível, 25
3.5. Caracterização do contexto competitivo, 29
3.6. Calendário competitivo, 29
3.7. Regulamento interno, 32
CAPÍTULO IV – MODELOS, 33
4.1. Modelo de jogo, 34
4.2. O sistema tático, 35
4.2.1. Momentos do jogo, 36
4.2.1.1. Organização ofensiva, 36
4.2.1.2. Transição ataque – defesa, 38
4.2.1.3. Organização defensiva, 39
4.2.1.4. Transição defesa-ataque, 41
4.2.1.5 Esquemas Táticos, 41
4.2.1.6 Missões Táticas Individuais, 49
4.3. Modelo de treino, 52
4.3.1. Classificação dos métodos de treino para o futebol, 53
4.3.1.1. Métodos de preparação geral (MPG), 53
4.3.1.2. Métodos específicos de preparação geral (MEPG), 54
4.2.1.3. Métodos específicos de preparação (MEP), 54
4.4. Modelo de observação, 55
4.4.1. A própria equipa, 55
4.4.1.1. Equipas adversárias, 56
4.4.1.2. Observação individual, 56
4.4.1.3. Modelo de recrutamento, 56
CAPÍTULO V – PROCESSO DE TREINO, 57
5.1. Período Pré-Competitivo, 58
5.1.1. Pressupostos fundamentais, 59
5.1.2. Microciclos, 60
5.1.2.1. Microciclo Padrão, 61
5.1.2.2. Microciclo Semana (da sua conceção á sua operacionalização), 62
5.1.3. Sessões de treino, 66
5.1.3.1. Volume total de treino, 66
5.1.3.2. Volume métodos de preparação geral (MPG), 68
5.1.3.3. Volume métodos específicos de preparação geral (MEPG), 69
5.1.3.4. Volume métodos específicos de preparação (MEP), 70
5.1.3.5. Relação entre a parte inicial, fundamental e final, 71
5.1.4. Disciplina, 73
5.1.5. Lesões, 73
5.2. Período competitivo, 74
5.2.1. Pressupostos fundamentais, 74
5.2.2. Microciclo, 75
5.2.2.1. Microciclo padrão, 75
5.2.2.2. Microciclo semanal da conceção á operacionalização (período competitivo), 77
5.2.3. Sessões de treino., 80
5.2.3.1. Volume total de treino, 80
5.2.3.2. Volume métodos de preparação geral (MPG), 82
5.2.3.3. Volume métodos específicos de preparação geral (MEPG), 83
5.2.3.4. Volume métodos específicos de preparação (MEP), 84
5.1.3.5. Relação entre a parte inicial, fundamental e final, 85
5.3.4. Disciplina, 86
5.3.5. Lesões, 86
5.4. Período pré-competitivo vs. período competitivo, 87
5.4.1 Volume de treino, 88
CAPÍTULO VI – PROCESSO COMPETITIVO, 92
6.1 Análise da competição oficial, 93
6.2. Analise individual competitiva, 95
6.3 Classificação final e sua evolução ao longo do campeonato, 97
6.4. Volume Competitivo e individual, 100
6.5. Rotinas dia de jogo, 102
CAPÍTULO VII – O FUTEBOL COMO MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL ,103
7.1. Introdução, 104
7.2. O futebol como meio de inclusão social, 105
7.3. Comportamento do treinador no treino e na competição, 106
7.4. Comportamento do treinador no treino, 106
7.5. Comportamento do treinador em competição, 107
7.6. Intervenção do treinador, 108
7.7. Conclusões, 109
CAPÍTULO VIII – CONSIDERAÇÕES FINAIS, 110
8.1. Conclusões, 111
8.2. Reflexões, 113
Referências Bibliográficas, 116