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Dissertação

Relatório final de estágio na equipa sub 17 do Clube Futebol Benfica na época desportiva 2016/2017

Ano

2018

Faculdade/Universidade

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Faculdade de Educação Física e Desporto

Co-rientador

Luís Fernandes Monteiro

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Treino desportivo com a especificidade de alto rendimento desportivo

Páginas

124

Arquivos

Resumo

Realizado no âmbito do Mestrado em Treino Desportivo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, este relatório de estágio teve como objetivos gerais: (1) analisar o processo de treino, através de uma visão das dimensões taxonómicas, diferenciando métodos de treino concetualizados; e (2) refletir criticamente sobre todo o processo de treino e competitivo ao longo da época desportiva. O estágio fui realizado na equipa de Juvenis A (Sub-17) do Clube Futebol Benfica na época desportiva 2016/2017, com a função de treinador de futebol. Observou-se que (1) os métodos específicos de preparação foram os mais utilizados nos períodos pré-competitivo (44.4%) e competitivo (47%), relativamente aos métodos de preparação geral (28.4% e 20%, respetivamente) e aos métodos específicos de preparação geral (27.2% e 33%, respetivamente); e (2) os exercícios mais utilizados foram os de manutenção de posse de bola e os competitivos, com a intenção de operacionalizar o modelo de jogo. Realizou-se ainda um trabalho centrado no tema – futebol como meio de inclusão social. Os resultados sugerem que a operacionalização de planificação foi eficiente, destacando-se o impacto no sucesso desportivo da equipa e no desenvolvimento profissional e pessoal do treinador estagiário.

Palavras-chave: Comportamento, Inclusão Social Jovens, Processo de treino.

Abstract

The objectives of this internship report were: (1) to analyse the training process, through a view of the taxonomic dimensions, differentiating the training methods used; and (2) reflect critically on the whole process of training and competitive throughout the sporting season. The internship was held in the team of Juveniles A (Under-17) of the Football Club Benfica in the sport season 2016/2017, with the function of soccer coach. It was observed that (1) specific preparation methods were the most used in the precompetitive (44.4%) and competitive (47%) periods, relative to the general preparation methods (28.4% and 20%, respectively) (27.2% and 33%, respectively); and (2) the most used exercises were those of maintenance of possession of the ball and the competitive ones, with the intention to operationalize the game model. Work was also focused on the theme – football as a means of social inclusion. The results suggest that the planning operation was efficient, highlighting the impact on the team’s sporting success and the professional and personal development of the trainee trainer.

Key words: Behaviour, Social Inclusion, Training process, Youth.

Sumário

Introdução, 10

CAPÍTULO I – PLANO INDIVIDUAL DE ESTÁGIO, 12
1.1. Instituição do Estágio, 13
1.2. Objetivos gerais de formação para o estagiário, 13
1.3. Objetivos específicos de formação para o estagiário, 14
1.4. Estratégias a implementar para a formação pessoal enquanto treinador, 14
1.5. Função do treinador estagiário, 15
1.6. Tarefas inerentes à função do treinador estagiário ,15

CAPÍTULO II – CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ESTÁGIO, 16
2.1. Enquadramento histórico, 17
2.2. Caracterização geral, 17
2.3. Recursos Estruturais, 18
2.4. Recursos Materiais,18
2.5. Recursos Humanos, 19

CAPÍTULO III – CARACTERIZAÇÃO DA EQUIPA E DO CONTEXTO COMPETITIVO, 20
3.1. Caracterização da equipa técnica, 21
3.2. Caracterização da equipa, 22
3.3. Objetivos específicos para a equipa, 24
3.4. Avaliação inicial, intermédia e final individual tão completa quanto possível, 25
3.5. Caracterização do contexto competitivo, 29
3.6. Calendário competitivo, 29
3.7. Regulamento interno, 32

CAPÍTULO IV – MODELOS, 33
4.1. Modelo de jogo, 34
4.2. O sistema tático, 35
4.2.1. Momentos do jogo, 36
4.2.1.1. Organização ofensiva, 36
4.2.1.2. Transição ataque – defesa, 38
4.2.1.3. Organização defensiva, 39
4.2.1.4. Transição defesa-ataque, 41
4.2.1.5 Esquemas Táticos, 41
4.2.1.6 Missões Táticas Individuais, 49
4.3. Modelo de treino, 52
4.3.1. Classificação dos métodos de treino para o futebol, 53
4.3.1.1. Métodos de preparação geral (MPG), 53
4.3.1.2. Métodos específicos de preparação geral (MEPG), 54
4.2.1.3. Métodos específicos de preparação (MEP), 54
4.4. Modelo de observação, 55
4.4.1. A própria equipa, 55
4.4.1.1. Equipas adversárias, 56
4.4.1.2. Observação individual, 56
4.4.1.3. Modelo de recrutamento, 56

CAPÍTULO V – PROCESSO DE TREINO, 57
5.1. Período Pré-Competitivo, 58
5.1.1. Pressupostos fundamentais, 59
5.1.2. Microciclos, 60
5.1.2.1. Microciclo Padrão, 61
5.1.2.2. Microciclo Semana (da sua conceção á sua operacionalização), 62
5.1.3. Sessões de treino, 66
5.1.3.1. Volume total de treino, 66
5.1.3.2. Volume métodos de preparação geral (MPG), 68
5.1.3.3. Volume métodos específicos de preparação geral (MEPG), 69
5.1.3.4. Volume métodos específicos de preparação (MEP), 70
5.1.3.5. Relação entre a parte inicial, fundamental e final, 71
5.1.4. Disciplina, 73
5.1.5. Lesões, 73
5.2. Período competitivo, 74
5.2.1. Pressupostos fundamentais, 74
5.2.2. Microciclo, 75
5.2.2.1. Microciclo padrão, 75
5.2.2.2. Microciclo semanal da conceção á operacionalização (período competitivo), 77
5.2.3. Sessões de treino., 80
5.2.3.1. Volume total de treino, 80
5.2.3.2. Volume métodos de preparação geral (MPG), 82
5.2.3.3. Volume métodos específicos de preparação geral (MEPG), 83
5.2.3.4. Volume métodos específicos de preparação (MEP), 84
5.1.3.5. Relação entre a parte inicial, fundamental e final, 85
5.3.4. Disciplina, 86
5.3.5. Lesões, 86
5.4. Período pré-competitivo vs. período competitivo, 87
5.4.1 Volume de treino, 88

CAPÍTULO VI – PROCESSO COMPETITIVO, 92
6.1 Análise da competição oficial, 93
6.2. Analise individual competitiva, 95
6.3 Classificação final e sua evolução ao longo do campeonato, 97
6.4. Volume Competitivo e individual, 100
6.5. Rotinas dia de jogo, 102

CAPÍTULO VII – O FUTEBOL COMO MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL ,103
7.1. Introdução, 104
7.2. O futebol como meio de inclusão social, 105
7.3. Comportamento do treinador no treino e na competição, 106
7.4. Comportamento do treinador no treino, 106
7.5. Comportamento do treinador em competição, 107
7.6. Intervenção do treinador, 108
7.7. Conclusões, 109

CAPÍTULO VIII – CONSIDERAÇÕES FINAIS, 110
8.1. Conclusões, 111
8.2. Reflexões, 113

Referências Bibliográficas, 116

Referência

SUZANO, João Pedro Afonso. Relatório final de estágio na equipa sub 17 do Clube Futebol Benfica na época desportiva 2016/2017. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Treino desportivo com a especificidade de alto rendimento desportivo) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Faculdade de Educação Física e Desporto, Lisboa, 2018.