Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2318-8855

Religião e Esporte Midiatizado: o caso de Atletas de Cristo no Brasil (1994-1998)

Periódico / Revista

Epígrafe

Número

n. 8

Ano

2020

Volume

v. 8

Páginas

p. 173-196

Arquivos

Resumo

Tendo como base teórica a História Cultural, o presente trabalho visou analisar o papel da mídia e, mais especificamente, do esporte midiatizado na constituição da identidade de Atletas de Cristo (ADC), no período entre os anos de 1994 e 2005. A organização paraeclesiástica, composta por atletas evangélicos (protestantes históricos, pentecostais e neopentecostais), tem como intuito central o proselitismo entre esportistas, sobretudo através da lógica do testemunho na mídia. Essa proposta passou a ser, então, como buscamos evidenciar neste artigo,
profundamente marcada pela lógica midiática, tanto de maneira discursiva, quanto na estrutura e manutenção do próprio grupo. Esse papel da mídia foi analisado a partir de um conjunto de 12 edições do Jornal de Atletas de Cristo, principal veículo de expressão do grupo no período em questão. Dentre os resultados obtidos neste breve estudo de caso está uma possível contribuição para o estudo do papel do esporte midiatizado na construção identitária deste grupo religioso.

Palavras-chave: Atletas de Cristo, Midiatização do esporte, Identidade Religiosa, Atletas Evangélicos.

Referência

ZüGE, João Guilherme. Religião e Esporte Midiatizado: o caso de Atletas de Cristo no Brasil (1994-1998). Epígrafe. São Paulo, v. 8, n. 8, p. 173-196, 2020.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A