Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2526-4494
Dossiê Jornalismo esportivo e representações do futebol

Reminiscência de uma fotógrafa de esportes nos anos 1990

Periódico / Revista

FuLiA/UFMG

Número

n. 1

Ano

2020

Volume

v. 5

Tema

Dossiê Jornalismo esportivo e representações do futebol

Páginas

p. 192-213

Arquivos

Resumo

Em meados dos anos 1990, as redações dos principais jornais impressos do país estavam repletas de jovens jornalistas. Nas editorias de fotografia, embora houvesse mulheres, a predominância era masculina. Aos domingos, no quarto andar da redação da Folha de S. Paulo, havia disputa entre os fotógrafos para fazer a cobertura das mais importantes partidas de futebol do dia. Nessas ocasiões, raramente a pauta era destinada a uma fotógrafa.

Se observamos hoje movimentos que reivindicam o espaço da mulher na cobertura de esportes, veremos que há 20 anos o futebol era uma área dominada pela presença masculina.

Naquela época, eu trabalhava como repórter fotográfica do jornal Notícias Populares, que fazia parte do Grupo Folha (A redação do NP ficava no terceiro andar, mas compartilhávamos o laboratório de fotografia, que ficava no andar de cima, com a Folha de S. Paulo e com a Folha da Tarde).

Referência

LOMBARDI, Kátia. Reminiscência de uma fotógrafa de esportes nos anos 1990. FuLiA/UFMG. Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 192-213, 2020.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A