Biblioteca

Seja um dos 12 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
TCC

Representação, Maracanã e o imaginário do torcedor

uma pesquisa sobre o Templo do Futebol e suas transformações
Ano

2018

Faculdade/Universidade

Departamento de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Orientador(a)

Claudia Pereira

Tema

TCC

Área de concentração

Bacharel em Jornalismo

Páginas

52

Arquivos

Resumo

Este trabalho, cujo objeto central de pesquisa é o Estádio Jornalista Mário Filho, conhecido popularmente como Maracanã, tem o objetivo de analisar de que maneira as diversas reformas que tiveram início em 2004, para preparar o estádio para os Jogos PanAmericanos, e terminaram em 2013, para a Copa do Mundo, modificaram a relação que o torcedor tem com o estádio. Levando em conta sua ampla vocação, ao longo dos sessenta e oito anos de história ao democrático, ao acessível, ao povo brasileiro. Assim, surge um novo Maracanã com novas dinâmicas em um contexto esportivo onde o que é considerado tradicional e moderno se alternam constantemente. Tendo em vista, sobretudo, a representação que o estádio construiu antes da reforma no imaginário do torcedor. Não à toa, o Maracanã é conhecido popularmente com o Templo do Futebol. Neste caminho, investigarei a origem do estádio, os porquês de sua construção, a sua relação com a identidade nacional e a representação que o estádio moldou, ao longo de décadas, com os torcedores a partir de experiências positivas e negativas.

Palavras-chaves: Maracanã. Representação. Imaginário

Sumário

CAPÍTULO 1 – REPRESENTAÇÃO E SEUS ASPECTOS PARA O MARACANÃ, 16
1.1– A REPRESENTAÇÃO, 16
1.2– REPRESENTAÇÃO, TRADIÇÃO E MODERNIDADE, 20
1.3– REPRESENTAÇÃO E MEMÓRIA, 26

CAPÍTULO 2 – UM JOVEM DE 68 ANOS, 28
2.1 – FUTEBOL, IDENTIDADE NACIONAL E A CONSTRUÇÃO DO MARACANÃ, 28
2.2 – AS HISTÓRIAS E CONTRUÇÕES SIMBÓLICAS DO TEMPLO DO FUTEBOL, 32
2.3 – O JORNALISTA MÁRIO FILHO E O MARACANÃ, 36
2.4 – A ALMA DO MARACANÃ, 39

CAPÍTULO 3 – SÉCULO XXI: UM ESTÁDIO PARA “TODOS”, 41
3.1 – O MARACANÃ DO ESPETÁCULO E A VIRADA MERCADOLÓGICA, 41

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 48

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 50

Referência

MELGAçO, Matheus. Representação, Maracanã e o imaginário do torcedor: uma pesquisa sobre o Templo do Futebol e suas transformações. 2018. 52 f. TCC (Bacharel em Jornalismo) - Departamento de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Cadastre-se para receber novidades