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TCC

Responsabilidade social corporativa no futebol

Uma reflexão acerca da realidade dos atletas que não atingem a profissionalização nos clubes brasileiros
Ano

2013

Faculdade/Universidade

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Tema

TCC

Área de concentração

Bacharelado em Administração

Resumo

O futebol é o esporte mais assistido e praticado do planeta, sendo marcado por alta identificação popular e fazendo parte da identidade brasileira. Para muitas famílias de baixa renda do país, entretanto, o futebol significa muito mais que uma prática esportiva, simboliza uma possibilidade de ascensão social e econômica (BLUMENSCHEIN e NEDAL, 2010, p. 38). De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas em 2011, a movimentação financeira atual do futebol brasileiro alcança valores na casa dos 11 bilhões de reais anuais, configurando o esporte e as atividades que o circundam como grandes fontes geradoras de emprego e renda. Além disso, dados recentes apontam que os 20 maiores clubes faturaram em torno de R$ 3,08 bilhões de reais no ano de 2012 (SOMOGGI, 2013). Dada toda essa movimentação de capital, o presente estudo tem por base promover uma discussão acerca da governança corporativa e responsabilidade social corporativa dos clubes brasileiros, a fim de verificar se e como tem sido reinvestido parte desse capital na assistência aos atletas que não atingiram a profissionalização, os quais são o foco deste trabalho.

Palavras chave: responsabilidade social corporativa, futebol, esporte, governança corporativa, gestão esportiva.

Abstract

Soccer is the most watched and practiced sport on the planet, being marked by high standards of popular identification and it seems to be part of the Brazilian identity. For many low-income families in the country, however, soccer means so much more than a sport, it also encompasses a possibility for social and economic welfare (BLUMENSCHEIN & NEDAL, 2010, p. 38). According to research conducted by Fundação Getúlio Vargas in 2011, the financial transactions of the current Brazilian soccer reaches amounts around 11 billion dollars per year, whereas the sport setting and the activities that surround it are major sources of employment and income. Moreover, recent data indicate that the top 20 clubs earned around R$ 3.08 billion reais in 2012 (SOMOGGI, 2013). Considering all this movement of capital, the present study is based on promoting a discussion about corporate governance and corporate social responsibility within Brazilian clubs, in order to check how much of those revenues have been reinvested in capital assistance to athletes who have not accomplished the professionalization within soccer, being the latter of this study.

Keywords: corporate social responsibility, soccer, sport, corporate governance, sports management.

Sumário

INTRODUÇÃO, 8

CAPÍTULO 1 – RESPONSABILIDADE SOCIAL, 10
1.1. Responsabilidade social dos clubes de futebol, 12
1.2. Gestão Profissional do Futebol e sua integração com a Governança Corporativa e a RSC, 13
1.3. A responsabilidade social e os jovens carentes que não se tornam profissionais de futebol, 14
1.3.1. Escolas no interior dos clubes, 15
1.3.2. Cursos de idiomas, 15
1.3.3. Conscientização e infraestrutura, 15
1.3.4. Parcerias com universidades e centros de formação e qualificação profissional (SENAC, SENAI, SESI, dentre outros), 15
1.4. Possíveis soluções: casos Sport Club Internacional-RS e Audax-RJ, 16
1.4.1. Caso Sport Club Internacional, 16
1.4.2. Caso Audax-RJ, 17

CAPÍTULO 2 – FUTEBOL, 17
2.1. Aspectos econômicos do futebol, 17
2.2. Aspectos culturais – mundo e Brasil, 19

CAPÍTULO 3 – CARREIRA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE JOGADORES, 20
3.1. O imaginário do futebol para as crianças e famílias brasileiras, 20
3.2. Categorias de base: o início do sonho, 21
3.3. A tensa relação entre futebol e escola, 22

CONCLUSÃO, 23

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 24

Referência

REIS, Bruno da Silva Dias dos. Responsabilidade social corporativa no futebol: Uma reflexão acerca da realidade dos atletas que não atingem a profissionalização nos clubes brasileiros. 2013. f. TCC (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
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