Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Responsabilidade social na formação de praticantes para o futebol

Análise do processo de formação em clubes brasileiros
Ano

2009

Faculdade/Universidade

Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestre em Gestão do Desporto

Páginas

297

Arquivos

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de discutir as questões da responsabilidade social (RS) e verificar se as mesmas se aplicam ou não nas políticas e procedimentos dos clubes de futebol Brasileiro no desenvolvimento do trabalho de formação de praticantes. Os clubes atuam como tutores por um longo período da vida de crianças e adolescentes, que vivenciam a fase de aprendizagem até alcançarem o profissionalismo. Por definição, RS é a relação de uma organização com seus diversos stakeholders, a respeitar as regras de mercado, a legislação inerente a sua atividade, o desenvolvimento e respeito aos colaboradores internos e as contribuições possíveis para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Assim, foi estudado e analisado algumas das principais teorias aplicáveis à RS no ambiente corporativo, bem como os indicadores utilizados para o estabelecimento de parâmetros para o tema que servem como base fundamental para se mensurar a aplicabilidade da RS nas organizações. A partir daí, elaborou-se uma entrevista com treze tópicos que interligam a RS do ambiente corporativo com as características comuns à formação de praticantes no futebol. Esta, por sua vez, foi aplicada nos quinze principais clubes do Sul e Sudeste do Brasil por meio da visão e caracterização realizada pelo principal gestor do setor de formação de praticantes dos respectivos clubes. Os resultados indicaram que os clubes investigados cumprem, em partes, com as teorias propostas em termos de RS. Contudo, este cumprimento acontece apenas informalmente, ou seja, não existem procedimentos formais de trabalho inseridos na cultura organizacional, apenas ações isoladas que caracterizam analogia a estas práticas. Com base no estudo, a análise e discussão dos dados obtidos na pesquisa de campo permitiram a proposição de uma carta de princípios em RS aplicável à formação de praticantes desportivos, cujo intuito é o de se buscar uma adaptação a fim de se promover uma melhor convivência entre os aprendizes e as entidades de prática desportiva, a possibilitar melhores condições sociais estas crianças e adolescentes.

Palavras-chave: responsabilidade social; formação; praticantes; sustentabilidade; futebol; clubes.

Resumo (outro idioma)

Esta investigación fue desarrollada con el fin de debatir cuestiones de responsabilidad social (RS) y verificar si se aplican o no en las políticas y procedimientos de los clubes de fútbol de Brasil en el progreso de la formación profesional de trabajo. Los clubes actuam como tutores en un largo período de la vida de los niños y adolescentes que experimentan a una etapa de aprendizaje hasta alcanzar el profesionalismo. Por definición, la RS se considera la relación de una organización con sus diversos públicos, respetando las normas del mercado y la legislación inherente de su actividad, el desarrollo interno y el respeto a los empleados y las posibles contribuciones a mejorar la calidad de vida en la sociedad. Por lo tanto, se estudió y analizó algunas de las principales teorías aplicables a RS en las empresas de el ambiente corporativo, así como los indicadores utilizados para establecer los parámetros para el tema que sirve como base fundamental para medir la aplicabilidad de la RS en las organizaciones. Desde allí, se produjo una entrevista con trece temas que conectan la RS de los entornos corporativos con las características comunes de los atletas de formación en el fútbol. Esto, a su vez, se aplicó en los quince principales clubes del sur y sudeste de Brasil a través de la visión y la caracterización realizada por el gestor principal de el departamento de formación de atletas de sus clubes. Los resultados indicaron que los clubes investigados cumprem, en parte, con las teorías propuestas en términos de RS. Sin embargo, este logro sólo se produce informal, lo que significa que no existen procedimientos formales de los trabajos incluidos en la cultura de la organización, sino sólo acciones aisladas que caracterizan analogía a estas prácticas. Basándose en el estudio, el análisis y discusión de los datos obtenidos con la investigación permiten proponer una carta de principios en términos de RS aplicables a la formación de atletas, cuyo objetivo es buscar un ajuste a fin de promover mejores condiciones de vida entre los aprendices y las entidades deportivas de prácticas, para ofrecer mejores condiciones sociales para estos niños y adolescentes.

Palabras clave: responsabilidad social, formación, atletas, sostenibilidad, fútbol, clubes.

Abstract

This research was developed in order to discuss issues of social responsibility (SR) and to verify if it is apply or not on the policies and procedures of Brazilian football clubs in the progress of work forming practitioner. The clubs act as tutors for a long period of children’s and adolescents’ life who experience a stage of learning until achieve the professionalism. For definition, SR is considered the relationship of an organization with its various stakeholders, respecting market rules and the legislation inherent of its activity, the development and respect of internal employees and possible contributions to improve the quality of life at the society. Thus, it was studied and analyzed some of the main theories applicable to SR on corporate environment, as well as the indicators used to establish parameters for the theme that serves as fundamental base to measure the applicability of SR in organizations. From there, it was produced an interview with thirteen topics that connect the SR of the corporate environment with the common characteristics of athletes’ training in football. This, in turn, was applied on fifteen top clubs of South and Southeast of Brazil through the vision and characterization performed by the main manager of athletes’ training department from their clubs. The results indicated that the investigated clubs keep in part with the theories proposed in SR statements. However, this achievement occurs only informally, what means that there are not formal procedures of work included in the organizational culture, but only isolated actions that characterize analogy to these practices. Based on the study, the analysis and discussion of data achieve with field research allow to propose a charter of principles in SR terms applicable on practitioner sportive training, whose purpose is to seek an adjustment in order to promote better living among apprentice and entities of sportive practices, to provide better social conditions for these children and adolescents.

Keywords: social responsibility, training, learners, sustainability, football, clubs.

Sumário

1. INTRODUÇÃO, 14

2. PROBLEMA, 19
2.1. PERGUNTAS DE PARTIDA, 22
2.2. QUESTÕES DA INVESTIGAÇÃO, 23
2.3. OBJETIVOS DA INVESTIGAÇÃO, 25
2.4. HIPÓTESES, 26
2.5. PALAVRAS-CHAVE, 27

3. FUNCIONAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES, 28
3.1. ERA CLÁSSICA, 28
3.2. ERA NEOCLÁSSICA, 34
3.3. ERA DA INFORMAÇÃO, 41

4. RESPONSABILIDADE SOCIAL, 44
4.1. CONCEITO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, 47
4.1.1. Sustentabilidade, 49
4.1.2. Desenvolvimento Humano, 51
4.1.3. Inclusão e Exclusão Social, 56
4.1.4. Comportamento Ético, 59
4.2. CLASSIFICAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL, 65
4.2.1. Organização Económica, 68
4.2.2. Organização Legal, 71
4.2.3. Organização Positiva, 72
4.3. VISÃO ATUAL DA RESPONSABILIDADE SOCIAL, 74

5. INDICADORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL, 81
5.1. INSTITUTO ETHOS, 82
5.2. BOVESPA, 84
5.3. FTSE4GOOD, 87
5.4. DJSI WORLD, 91
5.5. OUTRAS CONTRIBUIÇÕES, 92
5.6. BALANÇO SOCIAL, 95
5.7. CONTRIBUIÇÕES DA ONU, 96
5.7.1. Declaração dos Direitos Humanos, 97
5.7.2. Convenção sobre os Direitos da Criança, 98
5.8. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL, 102
5.8.1. Lei Brasileira Geral Sobre Desportos, 103
5.8.2. Estatuto da Criança e do Adolescente, 105
5.8.3. Regulamentação pertinente da FIFA, 109

6. RECURSOS HUMANOS E RESPONSABILIDADE SOCIAL, 111

7. MARKETING E RESPONSABILIDADE SOCIAL, 117

8. DESPORTO, 127
8.1. O MERCADO DO FUTEBOL, 127
8.2. CASOS DE DESPORTO E RESPONSABILIDADE SOCIAL, 131
8.2.1. FIFA, UEFA e COI, 132
8.2.2. Barcelona, Boca Juniors e UNICEF, 137
8.2.3. Adidas – Right to Play, 139
8.2.4. Sporting Clube de Portugal,140
8.2.5. Clube de Futebol Amsterdamês AJAX, 141
8.2.6. Fundação Luís Figo, 143
8.2.7. Casos do Desporto Australiano, 143

9. METODOLOGIA, 145
9.1. INSTRUMENTO DE PESQUISA, 147
9.1.1. Pedido de Documentos, 152
9.1.2. Valores e Princípios Éticos, 156
9.1.3. Políticas de Remuneração, Benefícios e Carreira, 157
9.1.4. Desenvolvimento Pessoal, 158
9.1.5. Qualidade de Vida do Aprendiz, 160
9.1.6. Instalações Desportivas (Centro de Treinamento), 161
9.1.7. Serviços na Área da Saúde, 162
9.1.8. Inserção Social e Educação, 162
9.1.9. Controle Interno, 165
9.1.10. Proteção aos Menores, 167
9.1.11. Relação com Agentes de Jogadores, 171
9.1.12. Orientações Ambientais, 172
9.1.13. Questões Financeiras, 173
9.2. VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO DE PESQUISA, 174

10. RESULTADOS DA PESQUISA, 178

11. CONSIDERAÇÕES FINAIS, 211
11.1. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA, 211
11.2. CONCLUSÃO, 216
11.3. RECOMENDAÇÕES PARA ESTUDOS FUTUROS – CARTA DE
PRINCÍPIOS EM RESPONSABILIDADE SOCIAL, 223
11.4. REFLEXÃO FINAL, 229

REFERÊNCIAS, 231

Referência

CAMPESTRINI, Geraldo Ricardo Hruschka. Responsabilidade social na formação de praticantes para o futebol: Análise do processo de formação em clubes brasileiros. 2009. 297 f. Dissertação (Mestre em Gestão do Desporto) - Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa, 2009.