Biblioteca

Seja um dos 30 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Tese

Sentidos que norteiam a participação das torcedoras nos estádios de futebol

Ano

2010

Faculdade/Universidade

Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Tema

Tese

Área de concentração

Doutorado em Psicologia Social

Páginas

208

Arquivos

Resumo

Entre as diversas manifestações esportivas, o futebol é o que apresenta maior popularidade no Brasil, sendo conhecido e reconhecido como o Esporte das Multidões. O futebol é um terreno fértil para estudos e reflexões, pois seus simbolismos permitem articulações com outras dimensões da vida social. Entre os atores sociais envolvidos no futebol, destacam-se os torcedores, essenciais para a existência do espetáculo esportivo. São os torcedores que vivenciam e partilham emoções, que percebem e internalizam toda natureza simbólica do futebol, revelando então sua própria natureza. Para os torcedores há um lugar sagrado: os estádios de futebol, verdadeiros santuários de culto a bola, que remetem o espetáculo esportivo a um rito mitificador. Os estádios de futebol estão presentes no imaginário como a ‘casa dos homens’. Entretanto cresce cotidianamente o número de mulheres que comparecem regularmente a esses templos do futebol. Empregando o método bola de neve foram selecionadas sete mulheres frequentadoras de estádios de futebol que responderam a uma entrevista semi-estruturada. Com uma abordagem qualitativa, utilizou-se a análise do discurso com o intuito de compreender e analisar a produção imaginária dessas mulheres. Foram encontradas as marcas estádio (com sentido imprevisibilidade, espaço de confraternização, espaço masculino e espaço democrático), gente (com sentido de grupo), homem (com sentido de preconceito e domínio), mulher (com sentido de conquista de espaço, torcedora, companheira e insegurança) e time (com sentido de paixão e zoeira). A interpretação dos dados remete a figura de Dionísio, pelos aspectos do êxtase, do entusiasmo, do prazer, da liberdade, da autonomia, por não se deixar dominar e pela quebra de tabus.

Palavras-chave: Torcedoras. Futebol. Gênero.

Abstract

Among the various sports soccer is widely recognized as being the most popular in Brazil and is even referred to as the “sport of crowds”. Soccer is a fertile ground for study and reflection, it’s symbolism enabling links with other dimensions of social life. Among the actors involved we highlight the fans who are essential to sporting spectacle. It’s the fans who experience and share the emotions, who perceive and internalize all the symbolic nature of the game, thus revealing it’s true nature. For the fans there is a sacred place: the soccer stadiums, true sanctuaries where worship of the ball and the show of a sporting rite is mythologized. These stadiums live on in the imagination as “men’s houses”, however the number of women attending such temples grows daily. Using the snowball method seven women who attended soccer games were selected and enrolled in a semi structured interview. A qualitative approach was used in the analysis of the discourse in order to understand and analyze the production of imagery in these women. We have found the marks stadium (with unpredictable direction, space for socializing, a male and a democracy), people (with a sense of group), man (with a sense of prejudice and field), woman (with a sense of conquest of space, fan, partner and uncertainty) and time (with a sense of passion and racket). The interpretation of the data refers to the figure of Dionysus, the aspects of ecstasy, enthusiasm, pleasure, freedom, autonomy, by not being dominated and break taboos.

Keywords: Fans. Soccer. Gender.

Sumário

PROLEGÔMENO, 11

1 INTRODUÇÃO, 14

2 PROBLEMATIZAÇÃO, 18
2.1 Objetivos, 18
2.2 Relevância, justificativa e delimitação do estudo, 19

3 ESPORTE, 20

4 FUTEBOL, 23
4.1 O futebol – esporte das multidões, 24
4.2 A violência no futebol, 26
4.3 Futebol como espetáculo e negócio, 29
4.4 Futebol e as Questões de Gênero, 35
4.5 Futebol e domínio masculino, 38
4.6 Questões sociais e gênero, 43
4.7 Futebol, Jurisdições e Territórios, 46

5 A PÓS-MODERNIDADE, 48
5.1 As comunidades virtuais, 50
5.2 O neotribalismo, 60

6 FUTEBOL E RETORNO DO FEMININO, 68
6.1 As jogadoras, 72
6.2 A crônica esportiva, 76
6.3 O(A)s torcedore(a)s, 85

7 AS MULHERES E SEU RETORNO AO MUNDO ESPORTIVO, 91
7.1 Mulheres e imaginário, 108

8 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, 120
8.1 entrevistas (roteiro e coleta das informações), 121
8.2 Análise e interpretação dos dados, 123

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 153

REFERÊNCIAS, 158
ANEXOS, 163
ANEXO 1 – Transcrição das entrevistas, 164

Referência

VIEIRA, Valdo. Sentidos que norteiam a participação das torcedoras nos estádios de futebol. 2010. 208 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Cadastre-se para receber novidades