Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 19806574

Sobre as escolinhas de futebol: processo civilizador e práticas pedagógicas

Periódico / Revista

Motriz

Número

n. 3

Ano

2005

Volume

v. 11

Área de concentração

Educação Física

Cidade

Rio Claro

Páginas

p. 185-197

Arquivos

Resumo

O presente estudo preocupou-se em compreender e analisar os sentidos das representações sociais dos professores das escolinhas de futebol de Presidente Prudente/SP sobre suas práticas pedagógicas. Delineamos como população de estudo um grupo de três professores, sendo que um deles atua no âmbito das escolinhas desde o início de sua vida profissional e os outros dois eram estudantes de Educação Física que já desenvolviam estágios não-obrigatórios em escolinhas de futebol e similares. Os métodos utilizados para coleta e análise de dados foram a aplicação de entrevistas semi-estruturadas, seguidas de análise de discurso pautada pela linha teórico-metodológica das Representações Sociais e pela Sociologia configuracional. Conseguimos captar alguns sentidos bem marcados, que se articulam em rede no processo de construção das representações. São eles: disciplinador; evolucionista; moralista; e tecnicista. O presente estudo traz discussões e críticas acerca do cotidiano das escolinhas que podem ser utilizadas pelos professores que atuam na área.

 

Abstract

This study troubled about to understand and to analyze the meanings of social representations of soccerschool’s teachers at Presidente Prudente/SP about their pedagogic practices. We delineated as study population a group of three teachers, whereas one of them acts at soccer-schools since the beginning of his professional life and the others were Physical Education students who developed apprenticeship at soccer-schools and at similar institutions. The data were collected by means of the application of semi-structured interviews. Data analyses were done though the speech analysis ruled by the theoretician and methodological approach of social representations and the figurational sociology. We could capture some very strong meanings related as a net to the process of representations construction. They are: discipliner; evolutionist; moralist; and technicist. This study bring discussion and critiques about the quotidian of soccer-schools that can be useful for teachers that act at this area.

Referência

VALENTIN, Renato Beschizza; COELHO, Marilia. Sobre as escolinhas de futebol: processo civilizador e práticas pedagógicas. Motriz. Rio Claro, v. 11, n. 3, p. 185-197, 2005.