Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Sport Lisboa e Benfica/Escolas de Futebol Benfica

Ano

2016

Faculdade/Universidade

Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, Instituto Politécnico da Guarda

Orientador(a)

Teresa Fonseca

Co-rientador

António Fonte Santa

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Ciências do Desporto

Páginas

104

Arquivos

Resumo

O presente documento consiste na elaboração do relatório final do Estágio Profissionalizante, realizado como parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ciências do Desporto, Especialidade de Treino Desportivo, da Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto (ESECD) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). O Estágio Profissionalizante realizou-se na Escola de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, em Lisboa, na época desportiva de 2014/2015, tendo como objetivo buscar competências que me permitissem evoluir enquanto treinador do futebol através da vivência em contexto real de trabalho numa das mais prestigiadas instituições a nível mundial. A escolha da Escola de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, enquanto Instituição acolhedora para a realização deste estágio deveu-se aos feedbacks de alguns amigos que tenho na instituição, relativamente à forma de pensar e operacionalizar o treino, não obstante também o facto de se tratar de um dos melhores clubes de sempre, a nível mundial. Este trabalho encontra-se dividido em quatro capítulos, para além da Introdução e das Conclusões/Reflexões Finais. No primeiro é feita uma caraterização da Escola de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, sendo também referidos os recursos disponíveis. No segundo inclui-se o plano de estágio, onde constam as tarefas a desempenhar assim como os objetivos que me propus concretizar. No terceiro é realizada uma revisão bibliográfica acerca do futebol e dos aspetos relevantes para a formação desportiva de crianças e jovens. No quarto e último capítulo deste relatório são descritas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio e é ainda apresentado o projeto de investigação desenvolvido no âmbito do estágio. O estágio profissionalizante revela-se, de facto, como uma ótima oportunidade de aprendizagem, promotor de diversas aquisições e capaz de conferir um desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, constituindo-se como um excelente ponto de partida para uma futura integração no mercado de trabalho na área do treino desportivo.

Palavras-chave: futebol, treino, jovens, formação desportiva.

Abstract

This document is the final report of the Professional Internship, it was made as an integral and concluding part of the Master in Sports Sciences of the Polytechnic Institute of Guarda. The Professional Internship was held at the Football School of Sport Lisboa e Benfica, in Lisbon, in the season of 2014/2015, aiming to seek skills that allow me to grow as a soccer coach through the experience in a real work environment in one of the most prestigious institutions in whole world. The choice of Sport Lisboa e Benfica Football School, while welcoming institution for the realization of this internship was due to the feedback from some friends I have in the institution, related to the way of thinking and operate training, despite the fact that this is one of the best clubs ever, worldwide. This work is divided into four chapters, in addition to the Introduction and Conclusions / Final Reflections. In the first one is made a characterization of Sport Lisboa e Benfica Football School, and also referred to the resources available. The second includes the internship plan, which contains the tasks to be performed as well as the goals that I proposed to achieve. In the third is carried out a literature review about football and the relevant aspects for sports training of children and youth. In the fourth and final chapter of this report, are described the activities developed throughout the stage and is also presented the research project developed in the internship. The internship experience is revealed, in fact, as a great learning opportunity, several acquisitions promoter and capable of providing a development of professional and personal skills, establishing itself as an excellent starting point for further integration in the labor market in the area of sports training.

Keywords: football, training, youth, sports training.

Sumário

Introdução, 1
1. Contextualização do Local de Estágio, 4
1.1. Sport Lisboa e Benfica, 4
1.2. Rede de Escolas de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, 4
1.3. Recursos da Escola de Futebol Benfica Estádio, 6
1.3.1. Recursos Humanos, 6
1.3.2. Recursos Físicos, 7
1.3.3. Recursos Materiais, 7
1.4. Metodologia de Treino, 8

2. Plano de Estágio, 16
2.1. Tarefas a desempenhar, 16
2.2. Objetivos de Estágio, 17
2.2.1. Objetivos Gerais, 17
2.2.2. Objetivos Específicos, 17

3. Enquadramento Teórico, 20
3.1. Futebol: o desporto-rei, por excelência!, 20
3.2. A importância de uma formação desportiva holística, capaz de ver o Homem por
trás do jogador, 21
3.3. A rua: o local onde tudo começa(va), 23
3.4. O eclipsar do futebol de rua cedeu lugar à prática em espaços formais: as escolas
de futebol, 25
3.5. A importância da existência de um modelo que oriente o processo formativo, 25
3.6. A necessidade de encarar a especificidade como o imperativo categórico no que
se refere ao modelo de treino, 27
3.7. Saber mais do que de futebol, eis o desafio do treinador contemporâneo, 29
3.8. Se vires um homem como fome não lhe dês um peixe… ensina-o a pescar: a
descoberta guiada, 33
3.9. A transmissão da mística, a unificação de critérios e a identificação com o clube:
razões suficientes para serem os clubes a formar os seus próprios treinadores?, 34
3.10. Se não sabemos o jogador que queremos formar, qualquer jogador nos serve:
a importância da definição de um modelo de jogador, 35
3.11. O papel do erro na aprendizagem, 36
3.12. O papel dos pais, 37
3.13. A competição: perder ou ganhar é desporto?, 40
3.14. Metodologia de treino para crianças e jovens, 42
3.15. A hipótese dos marcadores somáticos nas emoções desencadeadas pelas
punições e recompensas, 49

4. Atividades Desenvolvidas, 52
4.1. Turmas, 52
4.2. Seleção 2008, 54
4.2.1. Treinos, 54
4.2.2. Competições, 56
4.3. Competição 2004, 62
4.3.1. Treinos, 63
4.3.2. Campeonato de Benjamins da Associação de Futebol de Lisboa, 63
4.4. Seleção 2003, 64
4.4.1. Treinos, 64
4.4.2. Competições, 64
4.5. Seleção 2002, 65
4.5.1. Competições, 65
4.6. Seleção 2001, 67
4.6.1. Treinos, 67
4.6.2. Competições, 68
4.7. Escola de Futebol Benfica de Cascais, 69
4.7.1. Treinos, 69
4.7.2. Competições, 69
4.8. Liga Interna, 71
4.9. Liga Geração Benfica, 72
4.10. 10º Encontro Nacional de Escolas de Futebol Benfica, 72
4.11. Projeto Elites, 73
4.12. Formações, 75
4.13. Campos de Férias do Sport Lisboa e Benfica, 76
4.14. Projeto de Investigação Realizado Sobre Os Efeitos da Aprendizagem Diferencial na Performance de Jogadores de Futebol, 77
4.14.1. Resumo, 77
4.14.2. Introdução, 78
4.14.3. Revisão da Literatura, 80
4.14.3.1. Modelos explicativos do controlo motor na aprendizagem e treino de
movimentos desportivos, 80
4.14.3.2. Teoria dos sistemas dinâmicos como ponte para o conceito de
aprendizagem diferencial, 81
4.14.3.3. Fatores que sustentam a pertinência da aprendizagem diferencial como
potenciadora do rendimento desportivo, 82
4.14.3.4. Aprendizagem diferencial no futebol atual, 86
4.14.3.5. Operacionalização da aprendizagem diferencial, 87
4.14.3.6. O papel do erro na aprendizagem, 87
4.14.3.7. Pé dominante e não dominante, 88
4.14.4. Metodologia, 89
4.14.4.1. Caracterização da Amostra, 89
4.14.4.2. Instrumentos utilizados, 89
4.14.4.3. Procedimento, 89
4.14.5. Resultados, 90
4.14.6. Discussão dos resultados, 91
4.14.7. Conclusões, 93

Reflexão Final, 94

Bibliografia, 96

Referência

VAZ, Pedro Edgar Gonçalves. Sport Lisboa e Benfica/Escolas de Futebol Benfica. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Desporto) - Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, Instituto Politécnico da Guarda, Lisboa, 2016.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A