Biblioteca

Seja um dos 9 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Telejornalismo e mito

da vitória antecipada ao fracasso dos "heróis" brasileiros na Copa do Mundo pela narrativa do Jornal Nacional
Ano

2016

Faculdade/Universidade

Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Comunicação

Páginas

196

Arquivos

Resumo

Esta dissertação tem como tema a Copa do Mundo de Futebol na televisão aberta brasileira. O objetivo geral é investigar como o Jornal Nacional constrói o mito do herói nas narrativas sobre os jogadores da Seleção Brasileira de Futebol antes da Copa do Mundo de 2014 e, a partir do momento que os jogadores e os resultados não inspiram confiança, verificar qual é a estratégia utilizada pelo telejornal para não se comprometer em relação à audiência. Integram o corpus desta pesquisa a Série Seleção, exibida antes do megaevento esportivo, e matérias veiculadas durante o Mundial de Futebol. O material foi investigado a partir da Análise de Conteúdo sistematizada por Bardin (2011). Com base nas reportagens analisadas fica evidente que o Jornal Nacional produz um discurso que constrói o herói antes da Copa do Mundo a fim de vender o produto no qual está calcada uma grande cobertura midiática. A Seleção Brasileira é apresentada como vencedora, mesmo antes da competição iniciar. Mas, quando o desempenho não é o mesmo que foi prometido nas histórias das façanhas heroicas dos atletas, a desconstrução dos personagens ganha força pelo uso do estereótipo negativo. Na fundamentação teórica deste estudo foram utilizados, entre outros, os conceitos de Campbell (1990, 2005), Eliade (1989, 2006), Jung (1977), Durand (1997), Morin (1989, 1997), Ferrés (1998), DaMatta (2006), Alsina (2009), Wolton (2006), Motta (2013) e Coutinho (2012).

Abstract

This dissertation has as its theme the Football World Cup in the Brazilian broadcast television. The overall objective is to investigate how the Jornal Nacional builds the narrative hero myth about Brazilian national football team’s players before the World Cup in 2014 and, from the moment that the players and the results do not inspire confidence, find what is the strategy used by television news to don’t lose their audience. The corpus of this research choose “Série Seleção”, displayed before the mega sports event, and TV reports published during the World Cup. The investigation occurred with content analysis by Bardin (2011). Based on the reports analyzed it is clear that the Jornal Nacional produces a discourse that constructs the hero before the World Cup to sell the product in which it is modeled a large media coverage. Even before the competition starts, TV news present Brazilian’s team as winner. However, when the promised performance is not the same, increases the deconstruction of the athletes using negative stereotypes. In the theoretical framework of this study were used, among others authors, the concepts of Campbell (1990, 2005), Eliade (1989, 2006), Jung (1977), Durand (1997), Morin (1989, 1997), Ferrés (1998), DaMatta (2006), Alsina (2009), Wolton (2006), Motta (2013) e Coutinho (2012).

Sumário

INTRODUÇÃO, 12

1 MITO, SONHO E IMAGINÁRIO, 21
1.1 O mito do herói , 27
1.2 O herói do futebol, 34

2 NOTÍCIA E CONSTRUÇÃO DA REALIDADE SOCIAL, 38

3 JORNALISMO, TELEVISÃO E AUDIÊNCIA, 44
3.1 TV e telejornalismo no Brasil, 48
3.1.1 O Jornal Nacional, 50
3.1.2 Características do telejornalismo, 54
3.2 Texto, imagem e som, 56
3.3 Narrativas e dramaturgia do telejornalismo, 65
3.4 O personagem de TV pelo estereótipo, 69

4 COPA DO MUNDO DE FUTEBOL, 72

5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, 79
5.1 Análise do Objeto, 82
5.2 Em busca do mito do herói, 88
5.2.1 O personagem David Luiz, 89
5.2.2 O personagem Paulinho, 94
5.2.3 O personagem Júlio César, 98
5.2.4 O personagem Thiago Silva, 102
5.2.5 O personagem Fred, 107
5.2.6 O personagem Neymar, 112
5.3 A desconstrução do personagem pelo estereótipo, 118

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 134

REFERÊNCIAS, 140

APÊNDICE, 147

Referência

IHITZ, Greetchen Ferreira. Telejornalismo e mito: da vitória antecipada ao fracasso dos "heróis" brasileiros na Copa do Mundo pela narrativa do Jornal Nacional. 2016. 196 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
Cadastre-se para receber novidades