Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1809-1296

The Transformation of the Spectator Behaviour in Professional Football – Necessities, Possibilities and Limits of Social Reaction

Periódico / Revista

Esporte e Sociedade

Número

n. 4

Ano

2006/2007

Ano

2006-2007

Área de concentração

Sociologia

Cidade

Rio de Janeiro

Arquivos

Resumo

Este artigo resume os resultados de uma meta pesquisa “Mudanças no comportamento do público no futebol alemão profissional – necessidades, possibilidades e limites à reação da sociedade” que analisou os entre 2004 e 2006 as transformações no campo dos torcedores e no seu contexto social. Além da análise da cultura dos “ultras” e da pesquisa sobre a cooperação entre a polícia e o trabalho social, enfoca-se também o comportamento racista, xenofóbico e de extrema direita do público. Os resultados mostram que existem tendências violentas, racistas e sexistas no movimento pacífico, criativo e crítico do movimento Ultra. Problemas de cooperação e diálogo entre a polícia e o trabalho social foram debatidos. Contra-estratégias e propostas de ação para lidar com a violência, o racismo e o sexismo entre os públicos de futebol são recomendadas.

Referência

PILZ, Gunter A.; WöLKI, Franziska; STEFFAN, Werner; KLOSE, Andreas; BEHN, Sabine; SCHWENZER, Victoria. The Transformation of the Spectator Behaviour in Professional Football – Necessities, Possibilities and Limits of Social Reaction. Esporte e Sociedade. Niterói, n. 4, 2006-2007.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A