Este texto apresenta um panorama geral sobre o Manchester United Museum no que se refere às suas características gerais, ao mesmo tempo em que analisa aspectos da gestão das coleções do museu. O perfil dos visitantes e as interações estabelecidas entre eles e coleções são examinadas, assim como as conexões emocionais que estes estabelecem com objetos do museu; reconhecendo que os visitantes se veem dentro da história do clube, e não fora dela. O texto apresenta o trabalho desenvolvido pela equipe do Museu do Manchester United em busca de maximizar o envolvimento dos visitantes e da comunidade, por meio da participação do público e de projetos comunitários e levando em consideração as melhores práticas estabelecidas em outros museus do Reino Unido, bem como diretrizes e relatórios produzidos pela Associação de Museus do Reino Unido. O emprego de entrevistas e o uso da história oral como fontes de informação sobre a história do clube são também discutidos, assim como são abordados os desafios enfrentados no sentido de localizar e registrar informações de grupos demográficos até então sub-representados. Analisa brevemente de que forma o museu segue a tendência de outros departamentos do clube em direção a uma maior presença online, com o objetivo de envolver fãs globais, face à uma pandemia sem precedentes.
Palavras-chave: Co-curadoria. Narrativas. Torcedores. Engajamento de visitantes.