Este relatório visa finalizar e historiar o estágio curricular desenvolvido no âmbito do segundo ano de Mestrado do curso de Psicologia do Desporto e do Exercício. O estágio permitiu a aplicação dos conhecimentos obtidos no primeiro e segundo ciclo de formação, em situação real de intervenção no contexto desportivo, tendo a supervisão de um docente designado pela Escola, o orientador, e o acompanhamento de um responsável pertencente à entidade acolhedora (coordenador do Futebol de Formação). Pretende-se que o aluno, em contexto real de trabalho, aplique os conhecimentos teóricos decorrentes da sua formação académica, desenvolva capacidade para resolver problemas concretos e adquira as competências e métodos de trabalho indispensáveis a um exercício competente e responsável da atividade da Psicologia, designadamente nas suas vertentes: técnica, científica, deontológica e de relacionamento interpessoal. O Estágio deve possibilitar que o estudante recorra aos mecanismos e instrumentos necessários, para poder avaliar, analisar e caracterizar os seus potenciais praticantes, promotores e dirigentes, e os recursos existentes na entidade de acolhimento, de modo a exercer tarefas de promoção e organização das suas atividades e da instituição em causa. Em âmbito de estágio, os alunos devem 1) aplicar conhecimentos ao nível da avaliação e caracterização das principais competências psicológicas dos indivíduos com quem trabalham, 2) aplicar e explorar de forma ativa e autónoma competências ao nível do planeamento e intervenção com atletas, treinadores ou grupos desportivos e 3) recorrer a todos os mecanismos possíveis no sentido da melhoria do bem-estar dos indivíduos com quem trabalham, assim como da satisfação geral da entidade acolhedora.