Criado em 1893, e com mais de 125 anos de histórias e conquistas, o Futebol Clube do Porto é um dos clubes desportivos mais falados e com mais sucesso no Mundo. Devido ao seu percurso de vitórias, troféus, prémios, e à sua crescente importância e crescimento a nível nacional e internacional, desenvolveu-se um estudo que relaciona o Turismo Desportivo no destino Porto, e que analisa, em particular, a influência do clube desportivo na cidade do Porto, com a referência de dois equipamentos incontornáveis da cidade, o Estádio do Dragão e o Museu do FC Porto. A cidade do Porto tem vindo também a registar um percurso de crescimento notável, enquanto destino turístico, para além da classificação do seu centro histórico, como Património da Humanidade pela UNESCO. Tem realizado um trabalho relevante, desde 2001, enquanto Capital Europeia da Cultura, que lhe assegurou, em parte, o galardão de Melhor Destino Europeu em 2012, 2014 e 2017. As DMO’s regional e municipal têm desenvolvido um trajeto de parceria com as instituições e entidades locais, determinante para a manutenção da sua competitividade como destino turístico. Objetivo – O objetivo geral deste estudo é perceber o papel do futebol, em particular, do clube desportivo Futebol Clube do Porto, no Porto como destino turístico. Os objetivos específicos são, averiguar se existe uma relação entre o perfil individual e os motivos da assistência a um jogo de futebol; averiguar a existência de relações positivas, como os motivos da viagem e a assistência a um jogo de futebol, com as visitas ao Estádio do Dragão e ao Museu do FC Porto; avaliar a capacidade de influência e o potencial da Marca Porto no destino Porto; averiguar a importância e a perceção do FC Porto no que se refere à capacidade de influenciar a estada média, com quem viaja, e as principais atividades realizadas durante a viagem; e perceber quais as características do destino que mais influenciam o grau de satisfação global. Metodologia – Para responder aos objetivos da investigação, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, onde foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a quatro personalidades e que permitiu a recolha de dados descritivos na linguagem dos próprios entrevistados, acerca do tema do Turismo Desportivo e do Destino Porto. Também se recorreu a uma metodologia quantitativa através da aplicação do inquérito por questionário a 400 turistas/visitantes na cidade do Porto entre os meses de novembro e dezembro de 2018. Deste inquérito fizeram parte 23 questões, entre as quais 19 questões de resposta única, com lista de hipóteses e 4 questões de escala de Likert de cinco pontos. Os dados obtidos foram tratados e analisados com recurso ao software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 24, na medida em que este programa permitiu testar as hipóteses de investigação previamente definidas. Resultados – Os dados obtidos confirmam que o perfil individual influencia os motivos da assistência a um jogo de futebol no Estádio do Dragão; os principais motivos da viagem influenciam a visita ao Estádio do Dragão e ao Museu do FC Porto; a assistência a um jogo de futebol no Estádio do Dragão influencia a visita ao Estádio do Dragão e ao Museu do FC Porto; a Marca Porto influencia o potencial da cidade do Porto enquanto destino turístico desportivo; a importância e a perceção do FC Porto no Porto como destino, influenciam a estada média e com quem viaja assim como as principais atividades realizadas durante a viagem; e, as características da cidade do Porto influenciam positivamente a satisfação global relativamente ao destino. Limitações e implicações – A área geográfica escolhida para a realização deste estudo e a amostra não permitem que os dados recolhidos sejam generalizados. Por outro lado, observou-se uma considerável escassez de estudos nacionais que relacionem a cidade como destino turístico e o Futebol Clube do Porto, bem como sobre a Marca Porto, e ainda dados estatísticos específicos, aplicáveis a este estudo. Implicações práticas – Este estudo pretende ser um importante contributo para a literatura científica no âmbito do turismo desportivo, em particular, na relação entre o clube desportivo FC Porto e o destino turístico Porto, para a definição de estratégias futuras de colaboração e reforço de parcerias numa perspetiva de competitividade para ambos. Originalidade/Valor – Este estudo relaciona duas áreas temáticas que têm tido bastante relevância para o destino turístico Porto, enquanto foco de atração e aposta: o desporto e o turismo. No entanto, são escassos os estudos científicos que os complementam e analisam o papel do futebol, em particular, do clube desportivo Futebol Clube do Porto, e a sua influência no destino turístico Porto. Neste âmbito, e no sentido de colmatar a escassez de investigação, decidiu-se estudar este segmento do setor do Turismo, o Turismo Desportivo, e averiguar a sua importância e efeito no destino Porto, recorrendo à análise de duas infraestruturas, relevantes para a cidade, que estão ainda pouco exploradas, o Estádio do Dragão e o Museu do FC Porto.
Palavras-chave: Turismo Desportivo; Destino Porto; Marca Porto; Futebol Clube do Porto