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ISSN 1984-3917

Turismo Esportivo e Patrimônio Cultural: apontamentos sobre a atratividade do Museu do Futebol

Periódico / Revista

Museologia e Patrimônio

Número

n. 1

Ano

2021

Volume

v. 14

Páginas

p. 182-211

Arquivos

Resumo

O futebol é parte integrante da cultura e da história do Brasil. Levando em conta a característica internacional de ser o “país do futebol”, o turismo usufruiu desse elemento simbólico para propor espaços e equipamentos construídos em torno desta temática. O Turismo Esportivo, segmento onde se inserem as discussões que envolvem a aproximação entre turismo e futebol, pode ser caracterizado por três diferentes tipologias: Turismo de Prática Esportiva; Turismo de Eventos Esportivos; e o Turismo de Nostalgia. Este último, o de Nostalgia, engloba turistas de estádios, arenas ou museus esportivos motivados pelo conhecimento de novas culturas, realidades, significados e estruturas. O objetivo do presente estudo é o de analisar os relatórios divulgados pela OS ID Brasil que administra o Museu do Futebol na cidade de São Paulo e correlacioná-lo ao referencial teórico sobre o Turismo Esportivo, oferecendo subsídios para a discussão desses espaços. Intenta-se abordá-los não somente como patrimônios culturais, mas também como atrativos turísticos em seu potencial para a criação de políticas públicas e o fomento ao turismo esportivo. A pesquisa é de caráter descritivo, tendo como procedimentos metodológicos as análises bibliográfica e documental correlacionados às atividades turísticas de esporte e lazer (produtos, demandas, serviços, atrativos, rotas e itinerários).

Palavras-chave: turismo esportivo; patrimônio cultural; estádios de futebol; Museu do Futebol; cidade de São Paulo.

Abstract

Football is an integral part of the culture and history of Brazil. Taking into account the international characteristic of being the “country of football”, tourism took advantage of this symbolic element to propose spaces and equipment built around this theme. Sports Tourism, a segment where discussions involving the approximation between tourism and football are inserted, can be characterized by three different types: Sports Practice Tourism; Sports Event Tourism; and Nostalgia Tourism. The latter, Nostalgia, includes tourists from stadiums, arenas or sports museums motivated by the knowledge of new cultures, realities, meanings and structures. The aim of this study is to analyze the reports released by OS ID Brasil that manages the Football Museum in the city of São Paulo and correlate it with the theoretical framework on Sports Tourism, offering subsidies for the discussion of these spaces. It is intended to address them not only as cultural heritage, but also as tourist attractions in their potential for the creation of public policies and the promotion of sports tourism. The research is of a descriptive character, having as methodological procedures the bibliographic and documentary analyzes related to the tourist activities of sport and leisure (products, demands, services, attractions, routes and itineraries).

Key-words: sports tourism; cultural heritage; football stadiums; Football Museum; São Paulo city.

Referência

ROMANO, Filipe Soares; UVINHA, Ricardo Ricci. Turismo Esportivo e Patrimônio Cultural: apontamentos sobre a atratividade do Museu do Futebol. Museologia e Patrimônio. Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 182-211, 2021.
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