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Dissertação

Um estudo semiótico à luz da gramática do design visual em charges de futebol

Ano

2018

Faculdade/Universidade

Centro de Humanidades, Universidade Estadual do Ceará

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Linguística Aplicada

Páginas

119

Arquivos

Resumo

A charge, como gênero multimodal, combina a modalidade escrita e visual para criar o ato comunicativo multimodal. Tendo em vista a complexidade desse gênero, esta pesquisa tem como objetivo analisar a manifestação do significado representacional, interativo e composicional nas charges de futebol. O aporte teórico que serve de base para as análises das charges ancora-se na Teoria da Multimodalidade. Para tal estudo, nos baseamos na Gramática do Design Visual (Doravante GDV) de Kress e van Leeuwen (2006) para a análise do texto visual na perspectiva da Semiótica Social. Essa vertente semiótica tem como base os estudos de Hodge e Kress (1988), Kress (1993), (2003), Kress e van Leeuwen (2006), Kress e van Leeuwen (2001), van Leeuwen (2005). A abordagem dos dados da presente pesquisa é, em sua essência, qualitativa, uma vez que trabalhamos com a interpretação de textos visuais. Entretanto, para atender a demanda de um objetivo específico para o qual fazemos uma análise quantitativa com auxílio de levantamentos de dados para interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados elementares do processo de semiose. Para nossa análise, selecionamos 15 charges com a temática do futebol para um estudo qualitativo-descritivo. As charges foram extraídas do blog do Mário Alberto, que é considerado um dos principais blogs esportivo do Brasil. Este estudo aponta para o entendimento de que as charges são retratações da realidade do futebol socialmente construídas e que suas publicações na mídia são realizações materiais desse gênero discursivo. Os resultados, portanto, demonstram nuances da representação de experiências, crenças e culturas compartilhadas no contexto situacional e cultural do futebol brasileiro. Primeiramente, a análise do processo narrativo da metafunção representacional revelou que o desencadeamento de fatos e eventos narrativos da charge correspondiam a enredos que acontecem no cotidiano do futebol brasileiro. Em segundo lugar, a análise da distância social da metafunção interativa demonstrou a relação entre o chargista e os leitores. Dois enquadramentos (plano aberto e médio) estavam relacionados à quantidade de comentários do blog. Por último, em relação ao valor de informação da metafunção composicional, constatamos que a localização de elementos significativos no espaço visual da imagem estava relacionada à posição espacial e temporal dos times na tabela do campeonato. Por fim, concluímos que as três metafunções contribuíram para a leitura das charges. O estudo nos permitiu progredir para uma posição de leitura crítica na qual descrevemos e interpretamos os modos semióticos utilizados para desvelar os significados nas charges de futebol.

Palavras-chave: Charge. Multimodalidade. GDV. Metafunção.

Abstract

The cartoon as a multimodal genre combines a written and/or visual modes to create a multimodal communicative act. Taking into account the complexity of this genre, this research aims to analyse the manifestation of representational, interactive and compositional meaning of these metafunctions in cartoons about soccer. The theoretical assumption we used as basis for the analysis of the cartoons was the Multimodality theory. For this study, we based on the Grammar of Visual Design postulated by Kress and van Leeuwen (2006) for the analysis of the visual text in the perspective of Social Semiotics. This semiotic strand is based on the studies of the Hodge and Kress (1988), Kress (1993, 2003), Kress and van Leeuwen (2001, 2006), van Leeuwen (2005). The data analysis approach of this research is in its essence qualitative, because we worked with the interpretation of visual texts. However, in order to achieve the demand of a specific objective, we made a quantitative analysis as an aid in data collection for the interpretation of phenomena and the attribution of elementary meanings of the semiosis process. For our analysis, we selected 15 cartoons with the soccer thematic for a qualitativedescriptive study. The cartoons were selected from Mário Alberto’s blog, which is considered one of the main sports blogs in Brazil. This study points out to an understanding that cartoons are socially constructed representations about soccer reality and their publication in media is materialized in this discourse genre. The results, therefore, show nuances of the representation of experiences, beliefs and cultures shared in the situational and cultural context of Brazilian soccer. First, the analysis of the narrative processes of the representational metafunction revealed that the triggering of facts and narrative events of the cartoons corresponded to storylines that occur in the daily life of Brazilian soccer. Each mascot carried vectors that pointed to disputes between the teams of the championship. Second, the social distance, a category from the interactive metafunction showed the relationship between the cartoonist and the readers. Two frames of different sizes (open and medium shot) were related to the amount of blog comments. Finally, with respect to the information value of compositional metafunction, we concluded that the placement of the elements in the visual space of the image was related to the spatial and temporal position of the teams in the table of the championship. Finally, we conclude that the three metafunctions contributed to the reading of the cartoons The study allowed us to progress to a critical reading position in which we describe and interpret the semiotic modes used to unravel meanings in football cartoons.

Keywords: Cartoon. Multimodality. GDV. Metafunction.

Sumário

1 INTRODUÇÃO, 13

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, 21
2.1 SEMIÓTICA SOCIAL, 21
2.1.1 O signo, 21
2.1.2 Breve percurso histórico da semiótica, 23
2.1.3 Afinal, o que é Semiótica Social?, 24
2.2 MULTIMODALIDADE, 25
2.2.1 Da ‘monomodalidade’ à multimodalidade, 25
2.2.2 Pressupostos basilares da multimodalidade, 25
2.3 GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL, 28
2.3.1 Metafunção representacional, 30
2.3.1.1 Processo narrativo, 31
2.3.1.2 Processo conceitual, 33
2.3.2 Metafunção interativa, 34
2.3.3 Metafunção composicional, 38
2.4 O GÊNERO CHARGE E A MULTIMODALIDADE, 42
2.4.1 Gêneros multimodais, 42
2.4.2 A charge, 44
2.4.2.1 O humor nas charges, 47

3 METODOLOGIA, 49
3.1 TIPO DE PESQUISA, 49
3.2 CONSTITUIÇÃO DO CORPUS, 49
3.3 CRITÉRIOS DE CONSTITUIÇÃO DO CORPUS, 52
3.4 CATEGORIAS DE ANÁLISE, 55
3.5 PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE DE DADOS, 56

4 ANÁLISE DOS DADOS E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS, 61
4.1 SIGNIFICADOS REPRESENTACIONAIS: O PROCESSO NARRATIVO, 61
4.1.1 Processo de ação, 61
4.1.2 Processo de reação, 67
4.1.3 Processo verbal, 70
4.1.4 Circunstância, 73
4.2 SIGNIFICADOS INTERATIVOS: A DISTÂNCIA SOCIAL, 75
4.2.1 Plano médio, 76
4.2.2 Plano aberto, 77
4.3 SIGNIFICADOS COMPOSICIONAIS: O VALOR DE INFORMAÇÃO, 79
4.3.1 Superior/inferior, 80
4.3.2 Esquerda/direita, 81
4.3.3 Centro/margem, 82
4.4 ORQUESTRAÇÃO DAS CATEGORIAS EM ANÁLISE, 84
4.4.1 Categorias de análises empregadas, 84
4.4.2 Categorias de análises não empregadas, 94

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 97

REFERÊNCIAS, 100
ANEXOS, 104

Referência

BALBINO, Gustavo Ewerson da Rocha. Um estudo semiótico à luz da gramática do design visual em charges de futebol. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Centro de Humanidades, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.