A charge, como gênero multimodal, combina a modalidade escrita e visual para criar o ato comunicativo multimodal. Tendo em vista a complexidade desse gênero, esta pesquisa tem como objetivo analisar a manifestação do significado representacional, interativo e composicional nas charges de futebol. O aporte teórico que serve de base para as análises das charges ancora-se na Teoria da Multimodalidade. Para tal estudo, nos baseamos na Gramática do Design Visual (Doravante GDV) de Kress e van Leeuwen (2006) para a análise do texto visual na perspectiva da Semiótica Social. Essa vertente semiótica tem como base os estudos de Hodge e Kress (1988), Kress (1993), (2003), Kress e van Leeuwen (2006), Kress e van Leeuwen (2001), van Leeuwen (2005). A abordagem dos dados da presente pesquisa é, em sua essência, qualitativa, uma vez que trabalhamos com a interpretação de textos visuais. Entretanto, para atender a demanda de um objetivo específico para o qual fazemos uma análise quantitativa com auxílio de levantamentos de dados para interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados elementares do processo de semiose. Para nossa análise, selecionamos 15 charges com a temática do futebol para um estudo qualitativo-descritivo. As charges foram extraídas do blog do Mário Alberto, que é considerado um dos principais blogs esportivo do Brasil. Este estudo aponta para o entendimento de que as charges são retratações da realidade do futebol socialmente construídas e que suas publicações na mídia são realizações materiais desse gênero discursivo. Os resultados, portanto, demonstram nuances da representação de experiências, crenças e culturas compartilhadas no contexto situacional e cultural do futebol brasileiro. Primeiramente, a análise do processo narrativo da metafunção representacional revelou que o desencadeamento de fatos e eventos narrativos da charge correspondiam a enredos que acontecem no cotidiano do futebol brasileiro. Em segundo lugar, a análise da distância social da metafunção interativa demonstrou a relação entre o chargista e os leitores. Dois enquadramentos (plano aberto e médio) estavam relacionados à quantidade de comentários do blog. Por último, em relação ao valor de informação da metafunção composicional, constatamos que a localização de elementos significativos no espaço visual da imagem estava relacionada à posição espacial e temporal dos times na tabela do campeonato. Por fim, concluímos que as três metafunções contribuíram para a leitura das charges. O estudo nos permitiu progredir para uma posição de leitura crítica na qual descrevemos e interpretamos os modos semióticos utilizados para desvelar os significados nas charges de futebol.
Palavras-chave: Charge. Multimodalidade. GDV. Metafunção.