Este estudo aborda como tema principal o Patrocínio Esportivo da marca Ford em relação à Champions League. Scharf (2010) considera que o patrocínio vem assumindo posição de destaque entre as ações de marketing esportivo. As empresas observam estas ações como adequadas para melhorar sua performance mercadológica. O objetivo geral deste estudo e analisar as relações entre a marca Ford e a Champions League com o patrocínio esportivo como ação estratégica no lançamento de carros da empresa. Para atingir o objetivo geral, foram elencados quatro objetivos específicos, a saber: a) identificar os esforços de patrocínio realizados pela montadora Ford na Alemanha; b) enumerar os retornos racionais obtidos com o patrocínio da marca Ford realizado pela montadora Ford na Alemanha; c) enumerar os retornos emocionais obtidos com o patrocínio da Ford realizado pela montadora Ford na Alemanha; d) analisar o patrocínio realizado pela montadora Ford na Alemanha do ponto de vista estratégico de branding; baseado no autor Decrop e Derbaix (2010). Os dados primários foram coletados por meio de uma entrevista conduzida pessoalmente com a pessoa-chave que faz toda a operação entre a ligação da empresa Ford e Champions League. Esta entrevista foi analisada por meio da técnica de análise de conteúdo conforme Bardin (2010). Os dados secundários foram coletados de diversas fontes como revistas informando dados atuais da Ford, folders e o próprio site da Ford na internet onde constam a sua história e dados relevantes da empresa. Os resultados demonstraram que a Ford Europa concentra todos seus esforços e estratégias para patrocinar o maior evento esportivo da Europa, a Champions League. Além disso, a Ford utiliza a Champions League para lançar seus novos modelos de carros no mercado, aproveitando a transmissão dos jogos na mídia mundial para expor seus novos carros e agregando valor a sua marca. Foi possível concluir que o patrocínio esportivo na Champions League é percebido como central na estratégia de Branding da empresa Ford.
Palavras-chave: Patrocínio Esportivo. Futebol. Marca. Propaganda. Ford.