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Dissertação

Um gol de placa da FORD

O futebol como estratégia de branding
Ano

2014

Faculdade/Universidade

Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Regional de Blumenau

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Administração

Páginas

97

Arquivos

Resumo

Este estudo aborda como tema principal o Patrocínio Esportivo da marca Ford em relação à Champions League. Scharf (2010) considera que o patrocínio vem assumindo posição de destaque entre as ações de marketing esportivo. As empresas observam estas ações como adequadas para melhorar sua performance mercadológica. O objetivo geral deste estudo e analisar as relações entre a marca Ford e a Champions League com o patrocínio esportivo como ação estratégica no lançamento de carros da empresa. Para atingir o objetivo geral, foram elencados quatro objetivos específicos, a saber: a) identificar os esforços de patrocínio realizados pela montadora Ford na Alemanha; b) enumerar os retornos racionais obtidos com o patrocínio da marca Ford realizado pela montadora Ford na Alemanha; c) enumerar os retornos emocionais obtidos com o patrocínio da Ford realizado pela montadora Ford na Alemanha; d) analisar o patrocínio realizado pela montadora Ford na Alemanha do ponto de vista estratégico de branding; baseado no autor Decrop e Derbaix (2010). Os dados primários foram coletados por meio de uma entrevista conduzida pessoalmente com a pessoa-chave que faz toda a operação entre a ligação da empresa Ford e Champions League. Esta entrevista foi analisada por meio da técnica de análise de conteúdo conforme Bardin (2010). Os dados secundários foram coletados de diversas fontes como revistas informando dados atuais da Ford, folders e o próprio site da Ford na internet onde constam a sua história e dados relevantes da empresa. Os resultados demonstraram que a Ford Europa concentra todos seus esforços e estratégias para patrocinar o maior evento esportivo da Europa, a Champions League. Além disso, a Ford utiliza a Champions League para lançar seus novos modelos de carros no mercado, aproveitando a transmissão dos jogos na mídia mundial para expor seus novos carros e agregando valor a sua marca. Foi possível concluir que o patrocínio esportivo na Champions League é percebido como central na estratégia de Branding da empresa Ford.

Palavras-chave: Patrocínio Esportivo. Futebol. Marca. Propaganda. Ford.

Abstract

This study discusses the main theme the Sports Sponsorship of the brand Ford in relation to the Champions League. Scharf (2010) believes that sponsorship has taken a prominent position among the actions of sports marketing. Companies adhere to these actions as appropriate to improve its marketing performance. The aim of this study is to analyze the relationship between the brand Ford and Champions League with sports sponsorship as a strategic action in launching the company’s cars. To achieve the general objective, were listed four specific objectives, namely: a) identify the sponsoring efforts made by the automaker Ford in Germany; b) enumerate the rational returns obtained with the sponsorship of the brand Ford achieved by the automaker Ford in Germany; c) enumerate the emotional returns from sponsorship from automaker Ford conducted by Ford in Germany; d) analyze the sponsorship performed by the automaker Ford in Germany from the point of view of strategic branding, based on the author Decrop e Derbaix (2010). Primary data were collected through an interview conducted personally with the key person who makes the whole operation between the connection of the company Ford and Champions League. This interview was analyzed using the technique of content analysis according to Bardin (2010). Secondary data were collected from various sources like magazines informing current data from Ford, folders and the own Ford internet site which contains its history and relevant business data. The results showed that Ford Europe concentrates all its efforts and strategies to sponsor the biggest sporting event in Europe, the Champions League. Also, Ford uses the Champions League to launch their new car models in the market, taking advantage of the broadcast of the games in the world media to expose their new cars and adding value to your brand. It was concluded that sports sponsorships in the Champions League is perceived as central to the company’s Ford strategy Branding.

Keywords: Sports Sponsorship. Football. Brand. Advertising. Ford.

Sumário

1 INTRODUÇÃO, 12
1.1 ESPECIFICAÇÃO DO PROBLEMA, 13
1.2 OBJETIVOS, 13
1.2.1 Geral, 14
1.2.2 Específicos, 14
1.3 JUSTIFICATIVA, 14

2 REVISÃO DE LITERATURA, 16
2.1 FUTEBOL, 16
2.2 PATROCÍNIO, 23
2.3 MARCAS, 30

3 METODOLOGIA, 44
3.1 IDENTIFICAÇÃO DOS ATORES, 48
3.1.1 FORD, 48
3.1.2 Champions League, 50

4 ANÁLISE DOS RESULTADOS, 52
4.1 MARCAS, 52
4.2 PROPAGANDA, 59
4.3 PATROCÍNIO ESPORTIVO, 61
4.4 FUTEBOL, 66

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS E RECOMENDAÇÕES, 72
5.1 IMPLICAÇÕES GERENCIAIS, 75
5.2 IMPLICAÇÕES ACADÊMICAS, 76

6 LIMITAÇÕES, 78

REFERÊNCIAS, 79
APÊNDICE, 84
APÊNDICE A: ROTEIRO DA ENTREVISTA FORD, 85
APÊNDICE B: FRAGEBOGEN, 86

Referência

BELZ, Elton. Um gol de placa da FORD: O futebol como estratégia de branding. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2014.