Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Um outro futebol

Pequenas histórias da bola
Ano

2022

Editora

Edição do autor

Sinopse

Alguns ainda insistem em dizer que futebol e política não se misturam. Não é o que o jornalista Roberto Jardim nos revela no seu novo livro, Um outro futebol – pequenas histórias da bola (edição do autor, 2022), um título essencial em um ano de Copa do Mundo e todo o cenário geopolítico envolvido.

Ao longo de suas mais de uma centena de crônicas e fragmentos, divididos em cinco capítulos, a obra nos mostra que eles “não se misturam. São uma coisa só. Da origem do universo à derradeira discussão de botequim sobre futebol raiz x futebol moderno”, como brinca o prefácio assinado por Xico Sá.

No livro, o autor nos conta “como um esporte que nasceu elitista, racista e machista virou campo de luta de operários, negros e mulheres”, segundo resume o escritor Sérgio Rodrigues. Essas histórias são dispostas de forma temporal, desde quando as regras surgiram na Inglaterra até a atualidade.

E como em Além das 4 Linhas (Vento Norte Cartonero, 2016) e Democracia Fútbol Club (edição própria, 2018, e Ludopédio, 2020), o jornalista e pesquisador nos brinda com “dribles e firulas de um lirismo que tanto faz falta na crônica brasileira”, ressalta Sá.

Para lançar Um Outro Futebol, Jardim contou com a edição cuidadosa e projeto gráfico do publisher Antônio Luzzatto. 

Referência

JARDIM, Roberto. Um outro futebol: Pequenas histórias da bola. Porto Alegre: Edição do autor, 2022.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A