Biblioteca

Seja um dos 9 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2526-4494
Dossiê Jornalismo esportivo e representações do futebol

Uma cobertura além do campo de jogo: o público e a renda como temas de interesse da mídia na Copa América de 2019

Periódico / Revista

FuLiA/UFMG

Número

n. 1

Ano

2020

Volume

v. 5

Tema

Dossiê Jornalismo esportivo e representações do futebol

Páginas

p. 139-159

Arquivos

Resumo

Tendo em vista a repercussão gerada em torno do público e da renda das partidas da Copa América de 2019, o objetivo do presente artigo foi analisar a cobertura feita pela mídia acerca desse tema. Para tanto, foram analisadas 17 matérias veiculadas entre os dias 14 de junho e 07 de julho de 2019, pelo portal Globoesporte.com, a fim de compreender a forma como notícias específicas sobre essa temática foram pautadas por esse veículo de comunicação. Como resultados, foi possível perceber uma abordagem objetiva sobre o público e a renda dos jogos, com a presença de representações voltadas para o futebol como evento esportivo e sem a abertura de espaços para reflexões sobre a inserção desse esporte como um artefato cultural da sociedade brasileira. Tal constatação pode ser entendida como uma espécie de naturalização do futebol como um elemento de consumo, construída em um cenário político-econômico de expansão da hegemonia de pensamentos neoliberais, muitas das vezes aceitos e reproduzidos pela imprensa.

Abstract

Thinking about the repercussions generated around the public and income of the 2019 America Cup matches, the purpose of this paper was to analyze the media coverage about this topic. For this, 17 articles published by the portal Globoesporte.com, between June 14 and July 07, were analyzed in order to understand the way how specific news about this theme was guided by this communication vehicle. As a result, it was possible to perceive an objective approach about the public and income of the matches, with the presence of representations focused on footballas a sporting event and without spaces for reflections about the insertion of this sport as a cultural element of Brazilian society. This finding can be understood as a kind of naturalization of football as an element of consumption, built in a political-economic context where is possible to see an increasing of hegemony of neoliberal thoughts, often accepted and reproduced by the press.

Referência

MACIEL JúNIOR, Mauro Lúcio; ISAYAMA, Hélder Ferreira. Uma cobertura além do campo de jogo: o público e a renda como temas de interesse da mídia na Copa América de 2019. FuLiA/UFMG. Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 139-159, 2020.
Cadastre-se para receber novidades