Biblioteca

Seja um dos 13 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Congresso

Uma ordem de valor futebolística? Estudo comparativo entre modos de justificar de torcedores e profissionais no debate sobre tecnologias de monitoramento

Ano

2012

Tema

Congresso

Nome do congresso

36º Encontro Anual da ANPOCS

Cidade

Águas de Lindóia

Páginas

p. 1-25

Arquivos

Resumo

Esta pesquisa analisa, a partir de uma comparação entre os discursos de profissionais e torcedores, os processos de construção social da moralidade no debate sobre o uso de tecnologias de monitoramento no futebol. Temos por objetivo entender, a partir do debate sobre a adequação, correção e justiça do uso do vídeo tape para auxiliar nas decisões dos juízes de futebol, os argumentos, recursos normativos e as necessidades pragmáticas utilizados para o estabelecimento de modos de justificação (Boltanski e Thévenot, 2006) e construção de valores no mundo do futebol. A partir da comparação entre as maneiras pelas quais cada grupo coordena recursos normativos será possível compreender como se dá a construção de repertórios de avaliação e da moralidade nas interações do mundo futebolístico e gerar elementos teóricos para a discussão sobre uma ordem de valor futebolística.

Palavras-Chave: Tecnologias de monitoramento, moralidade, justificação.

Referência

BRITO, Simone Magalhães; MORAIS, Jorge Ventura de. Uma ordem de valor futebolística? Estudo comparativo entre modos de justificar de torcedores e profissionais no debate sobre tecnologias de monitoramento. 2012, Águas de Lindóia. 36º Encontro Anual da ANPOCS. Congresso 2012.
Cadastre-se para receber novidades