Biblioteca

Seja um dos 8 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 0104-9933

Uma partida em imagens: Instagram, Futebol e Materialidades da Comunicação

Número

n. 2

Ano

2012

Volume

v. 19

Páginas

p. 82-95

Arquivos

Resumo

Os trabalhos acadêmicos em Comunicação no Brasil que enfocam o Esporte possuem tradicionalmente uma abordagem ligada à sociologia clássica, tratando normalmente de representações sociais e teorias jornalísticas, tendo como método principal a análise do discurso midiático. No presente artigo, rompendo com esse paradigma, investigamos as formas de apropriação do Instagram, aplicativo de compartilhamento de imagens, por torcedores de futebol. A partir de algumas tags, referentes à final da Libertadores 2012, efetuamos uma investigação acerca da produção de presença nas fotos postadas.

Palavras-Chave: Instagram; futebol; imagem.

Abstract

The Brazilian academic papers in Communication that focus on sports have their traditional approach linked to classical sociology, usually dealing with social representations and journalistic theories, having as main method the analysis of media discourse. In this paper, breaking with this paradigm, we investigate ways of appropriation of Instagram, a photo sharing application, by football fans. From some tags related to the final of the championship Libertadores 2012, we carried out an investigation on the production of presence in the photos posted.

Keywords: Instagram; football; image.

Referência

HELAL, Ronaldo; MONTANHA, Fausto Amaro Ribeiro Picoreli; GAUZISKI, Débora. Uma partida em imagens: Instagram, Futebol e Materialidades da Comunicação. Logos: Comunicação e Universidade. Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, p. 82-95, 2012.
Cadastre-se para receber novidades