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Dissertação

“Vem com a gente na hashtag”

por um modelo da participação do espectador em programas televisivos sobre futebol
Ano

2019

Faculdade/Universidade

Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Comunicação

Páginas

129

Arquivos

Resumo

Este trabalho analisa a participação do espectador em programas televisivos diretos, ou seja, transmitidos ao vivo. No atual cenário de mídia, diversas atrações vêm incentivando o público a produzir conteúdos (mensagens de texto, fotos ou vídeos) e a enviá-los pela internet, o que permite uma colaboração sincrônica e intensa. Para investigar o fenômeno, optamos pelo segmento esportivo, particularmente as atrações sobre futebol da TV fechada, em que a prática se mostra frequente. Durante os meses de março e abril de 2018, observamos 32 produtos distintos, a partir dos quais foi possível identificar um modo geral de funcionamento da participação, apresentado aqui na forma de um modelo. Esse esquema revela que os mecanismos de engajamento se organizam, dentro dos programas, em um percurso lógico de cinco etapas: convocação; anúncio de canais; comunicação de regras procedimentais; atuação do público e uso de conteúdos. Ao mesmo tempo, procuramos discutir o papel do telespectador no arranjo colaborativo. A base teórico-metodológica da pesquisa é a semiótica de linha francesa (ou semiótica discursiva), desenvolvida por Algirdas J. Greimas. Em seus desdobramentos atuais, especialmente com os estudos de Eric Landowski, a disciplina tem se aproximado do cotidiano, contribuindo para o exame de objetos midiáticos.

Palavras-chave: Participação. Telespectador. Programas sobre futebol. Interação. Semiótica de linha francesa.

Abstract

This work analyzes the viewer participation on live television shows. In the current media scenario, several programs are encouraging the audience to produce content (text messages, photos or videos) and send them over the internet, which allows an intense and synchronic collaboration. Aiming to investigate this phenomenon, sports segment programs were chosen, particularly soccer shows on pay TV, where this usually happens. Along March and April 2018, 32 different products were observed, from which it was possible to notice a general participation mode, shown here as a model. This scheme reveals that the mechanisms of engagement are organized, within the programs, in a logical sequence of five stages: call up; channel advertising; communication of procedural rules; performance of the audience and use of content. At the same time, we seek the viewer role in the collaborative arrangement. The theoretical-methodological basis for this research is the French Semiotics (or Discursive Semiotics), elaborated by Algirdas J. Greimas. In its current developments, especially with Eric Landowskis studies, the discipline approaches to everyday life, contributing for media objects examination.

Keywords: Participation. Television Viewer. Soccer TV shows. Interaction. French Semiotics.

Sumário

1  INTRODUÇÃO, 13

2  O FUTEBOL NA TELEVISÃO BRASILEIRA, 19
2.1  Os anos iniciais, 20
2.2  A Grande Resenha Fácit e a figura do comentarista esportivo, 22
2.3  Consolidação, hegemonia e segmentação, 26

3 AS MÍDIAS NA ERA DA CONVERGÊNCIA E DA PARTICIPAÇÃO, 31
3.1  Bases teóricas da cultura da convergência, 32
3.2  Televisão: da escassez à abundância, 38
3.3  Participação como resposta, 41

4 A SEMIÓTICA DE LINHA FRANCESA ENQUANTO BASE TEÓRICO-METODOLÓGICA, 43
4.1 O percurso gerativo do sentido, 44
4.1.1  Nível discursivo, 44
4.1.2  Nível narrativo, 46
4.1.3  Nível fundamental, 51
4.2 Semiótica e interação, 51
4.2.1  Programação, 52
4.2.2  Manipulação, 53
4.2.3  Ajustamento, 54
4.2.4  Acidente, 55
4.2.5  Do fluxo entre os regimes à noção de risco, 56

5 O FUNCIONAMENTO DA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS SOBRE FUTEBOL: UMA PROPOSTA DE MODELO, 59
5.1  Delimitação e apresentação do corpus, 59
5.2  O objeto participação, 66
5.3  O percurso da participação, 69
5.3.1  Convocação, 69
5.3.2  Anúncio de canais, 80
5.3.3  Comunicação de regras procedimentais, 84
5.3.4  Atuação do público, 89
5.3.5  Uso de conteúdos, 92
5.4 Validade e aplicação do modelo, 97

6 O PAPEL DO TELESPECTADOR NA ESTRATÉGIA DOS PROGRAMAS SOBRE FUTEBOL, 100
6.1  Interações prudentes, 100
6.2  A propósito do ajustamento, 105
6.3  Entre sujeito e adjuvante, 110
6.4  O duplo movimento dos programas sobre futebol, 116

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 118

REFERÊNCIAS, 122

Referência

VASCONCELOS, Pedro Paula de Oliveira. “Vem com a gente na hashtag”: por um modelo da participação do espectador em programas televisivos sobre futebol. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
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