Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Tese

Villa Nova Athletic Club

Histórias do futebol operário em Minas Gerais (1908 - 1952)
Ano

2017

Faculdade/Universidade

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais

Tema

Tese

Área de concentração

Doutorado em Estudos do Lazer

Páginas

172

Arquivos

Resumo

Este trabalho reconstitui o percurso histórico do Villa Nova Athletic Club, time de origem operária criado oficialmente no ano de 1908, até o início da decadência da agremiação no início da década de 1950. O objetivo principal desta tese é analisar e problematizar o Villa Nova como estratégia de controle dos corpos dos operários da Mina de Morro Velho. O que nos permitirá conhecer mais a respeito do fenômeno de criação de clubes operários em Minas Gerais, nas décadas de 1930 e 1940. Para tanto, se constituíram como principais fontes os periódicos mineiros e cariocas disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, assim como o acervo precioso da Coleção Linhares, também disponível digitalmente. Os livros “Mina de Morro Velho: a extração do homem”, da Yonne de Souza Grossi, e “Futebol no embalo da nostalgia”, de Plínio Barreto, além do livro do memorialista Wagner Augusto Álvares de Freitas, intitulado “Villa Nova: 100 anos de glória em vermelho e branco” foram fundamentais para construção deste trabalho, cada qual abordando uma dimensão do objeto investigado. O livro de Lira Neto, “Getúlio (1930-1945): do governo provisório à ditadura do Estado Novo”, apresentou-se como essencial para me ajudar a capturar o clima político de época e perceber que na região central de Minas Gerais ocorriam fenômenos muito semelhantes com o restante do País, em consequência da forte política Varguista. Foi possível perceber ainda que, apesar de todas as intencionalidades da multinacional inglesa e das políticas estatais, o conjunto de operários da Mina de Morro Velho resistiu e não se pacificou. Muitos se organizaram em sindicatos, realizaram marchas, e até morreram na luta por melhores condições de vida. Destarte, conclui que a política nacional e o futebol como estratégias de controle dos corpos dos operários eram pilares indissociáveis na construção dessa nova sociedade pretensamente industrializada que se apresentava, e a história das primeiras décadas do Villa Nova Athletic Club não poderia ser apartada de todo esse complexo campo de disputas hegemônicas.

PALAVRAS-CHAVE: Futebol Operário, Villa Nova, Estado Novo, Nova Lima, Controle dos corpos.

Resumo (outro idioma)

Este trabajo reconstituye el recorrido histórico del Villa Nova Athletic Club, equipo de origen obrero creado oficialmente en el año 1908, hasta el inicio de la decadencia de la agremiación a principios de la década de 1950. El objetivo principal de esta tesis es analizar y problematizar el Villa Nova como estrategia de control de los cuerpos de los obreros de la Mina de Morro Velho. Lo que nos permitirá conocer más acerca del fenómeno de creación de clubes obreros en Minas Gerais en las décadas de 1930 y 1940. Para ello se constituyeron como principales fuentes los periódicos mineros y cariocas disponibles en la Hemeroteca Digital de la Biblioteca Nacional, el acervo precioso de la Colección Linhares, también disponible digitalmente. Los libros “Mina de Morro Velho: a extração do homem”, de la Yonne de Souza Grossi, y ” Futebol no embalo da nostalgia”, de Plínio Barreto, además del libro del memorialista Wagner Augusto Álvares de Freitas, titulado “Villa Nova: 100 anos de glória em vermelho e branco” fueron fundamentales para la construcción de este trabajo, cada uno abordando una dimensión del objeto investigado. El libro de Lira Neto, ” Getúlio (1930-1945): do governo provisório à ditadura do Estado Novo”, se presentó como esencial para ayudarme a capturar el clima político de época y percibir que en la región central de Minas Gerais ocurrían fenómenos muy similares con el resto del país, como consecuencia de la fuerte política Varguista. Fue posible percibir que, a pesar de todas las intencionalidades de la multinacional inglesa y de las políticas estatales, el conjunto de obreros de la Mina de Morro Velho resistió y no se pacificó. Muchos se organizaron en sindicatos, realizaron marchas, e incluso murieron en la lucha por mejores condiciones de vida. De este modo, concluye que la política nacional y el fútbol como estrategias de control de los cuerpos de los obreros eran pilares indisociables en la construcción de esta nueva sociedad pretensadamente industrializada que se presentaba, y la historia de las primeras décadas del Villa Nova Athletic Club no podía ser apartada de todo ese complejo campo de disputas hegemónicas.

PALABRAS CLAVE: Fútbol Obrero, Villa Nova, Estado Novo, Control de los cuerpos.

Sumário

INTRODUÇÃO: NOS TRILHOS E RASTROS DA FORMAÇÃO DE UM CLUBE OPERÁRIO, 18

CAPÍTULO I – A FORMAÇÃO DE UM CLUBE OPERÁRIO DE FUTEBOL, 37
1 O Futebol chega às Terras Tupiniquins, 38
1.1 A dupla revolução e o antigo esporte bretão, 38
1.2 O futebol como distintivo de Classe, 42
1.3 Os jovens Charles Miller, Oscar Cox e Vitor Serpa, 45
1.4 Os comunistas também chegam em Minas Gerais, 52
2 O Alvirrubro de Nova Lima, 54
2.1 Nova Lima, Mina de Morro Velho e a Saint John Del Rey, 59
2.2 “Created by England” e o controle dos corpos, 69

CAPÍTULO II – A ASCENÇÃO DO CLUBE SUBURBANO, 78
1 Os últimos anos do futebol amador em Minas, 80
1.1 Vargas e o futebol: política e controle dos corpos dos operários, 81
1.2 O Leão ruge alto: a década vitoriosa do Villa Nova Athletic Club, 92
1.3 Os primeiros anos do profissionalismo em Minas Gerais, 97
1.4 O Esporte Clube Siderúrgica e o vice-campeonato de 1937, 104
1.5 O Villa Nova circula pelo Brasil, 106
2 O presidente Castor Cifuentes, a cancha do Bonfim e a mineradora, 110
3 O outro lado da moeda: A cidade, a mina e o sindicato, 117
3.1 Um “Inferno Dantesco”, 117
3.2 Nova Lima: violência, o “homem-fera” e outros crimes de sangue, 120
3.3 Os vermelhos também entram em cena, 122

CAPÍTULO III – VILLA NOVA E O FENÔMENO DOS CLUBES OPERÁRIOS. 127
1 O alvirrubro luta nos campos, 128
1.1 O Leão volta a rugir, 31
1.2 Ressurge a esperança, 135
1.3 A segunda tentativa, 138
1.4 Ainda não foi daquela vez, 141
2 Entre greves, acidentes e tiroteios, 144
2.1 A empresa, a democracia e os lutadores do povo, 144
3 O último suspiro do time da terra do ouro, 152

CONSIDERAÇÕES FINAIS: À GUISA DE CONCLUSÕES, 158
REFERÊNCIAS, 163

Referência

KANITZ, Roberto Camargos Malcher. Villa Nova Athletic Club: Histórias do futebol operário em Minas Gerais (1908 - 1952). 2017. 172 f. Tese (Doutorado em Estudos do Lazer) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A