Diálogos com Junior Chávare (Bahia) e Marcelo Segurado (ex-Goiás)

Marco Lourenço, Enrico Spaggiari 16 de julho de 2021

Inscreva-se no canal do Ludopédio!

O Ludopédio em Casa vem dialogando com atletas, treinadores, pesquisadores, jornalistas e torcedores em torno de temas importantes do futebol brasileiro. Neste próximo programa, o Ludo recebe o ex-diretor de futebol do Goiás, Marcelo Segurado, e o atual gerente de futebol do Bahia, Júnior Chávare, para discutirmos como os clubes trabalham com as pautas inclusivas e utilizam os debates acadêmicos para combater as mais variadas formas de discriminação dentro das instituições.

Saiba mais sobre os convidados:

Júnior Chávare

Atual gerente de futebol profissional do Esporte Clube Bahia, Júnior Chávare coleciona triunfos no futebol há 25 anos, com experiências nacionais e internacionais. Com passagens por Grêmio, São Paulo e Atlético-MG, o dirigente tem como marca projetos de gerenciamento e reestruturação de departamentos de futebol de base, como o “Lapidar”, que rendeu mais de R$700 milhões ao clube de Porto Alegre, com venda de atletas formados em sua gestão, e destaque por onde passou também na função de Assistant International Scout (estatística técnica), que permite a identificação de potencialidades futuras. Além disso, faz parte de sua trajetória pesquisas, estudos, análises e gestão de departamentos profissionais e de futebol de base do futebol brasileiro. Fora do país, Chávare foi observador para clubes internacionais, realizou consultoria para a Juventus (ITA) e reúne, em vasto banco de dados, informações privilegiadas do aspecto técnico, tático e pessoal de cada atleta.

Marcelo Segurado

Executivo de futebol com duas décadas de experiência no esporte, Marcelo Segurado tem trabalhos reconhecidos pelo Goiás, onde atuou por mais de 10 anos entre os departamentos de marketing, futebol de base e futebol profissional, e no Ceará, onde foi diretor de futebol. Formado em Geografia e Sociologia, Marcelo foi professor antes de mergulhar de vez no mundo do esporte. Em seu currículo, Segurado participou dos títulos estaduais do Goiás de 2006, 2009, 2012, 2013; do Campeonato Brasileiro da Série B em 2012; e dos estaduais do Ceará de 2017 e 2018.

Marco Lourenço

Professor, Mestre em História (USP), Divulgador Científico (Ludopédio) e Produtor de Conteúdo (@gema.io). Desde 2011, um dos editores e criadores de conteúdo do Ludopédio. Atualmente, trabalha na comunicação dos canais digitais, ativando campanhas da Editora Ludopédio e do Ludopédio EDUCA, e produzindo conteúdos para as diferentes plataformas do Ludo.

Enrico Spaggiari

Mestre e doutor em Antropologia Social pela USP. Fundador e editor do Ludopédio.

Veja também:
  • 1 de setembro de 2021

    Democracia e 111 anos de Corinthians

    Marco Lourenço, Max Rocha, José Paulo Florenzano, Leonor Macedo, Plínio Labriola Negreiros
  • 17 de agosto de 2021

    O trabalho na base

    Marina de Mattos Dantas, Roberta Pereira da Silva
  • 4 de agosto de 2021

    Skate e Surf com Giancarlo Machado e Léo Nepomuceno

    Enrico Spaggiari, Marco Lourenço