Esporte e Racismo pelas mulheres com Natália Silva e Ana Carolina Toledo

#Racismo #Mulheres

A questão racial no Brasil é discutida neste programa a partir da lógica do Racismo Estrutural, tese defendida pelo grande professor Silvio Almeida. No entanto, quando observamos o esporte encontramos ainda novos desafios a serem superados. E ao separarmos esse debate por gênero, encontramos diferentes referências teóricas e pautas da militância antirracista feminista, como a discussão sobre “a solidão da mulher negra”.

Mais que dizer e sugerir caminhos, os anfitriões Marcelo Carvalho e Marcel Tonini recebem as nossas convidadas pra ouvir e dar passagem para quem tem, deve e pode dizer a respeito desta pauta.

Para ocupar esse espaço, teremos a presença das convidadas Carolina Toledo, educadora do SESC Bom Retiro e mestranda em Dança Negra (UNESP), e a jornalista Natália Silva (@revistagambiarra).

#PorOutroFutebol vai falar pouco das quatro linhas, mas ouvir e transmitir a voz de mulheres negras que lutam dentro e fora do esporte.

Marcel Diego Tonini

É doutor (2016) e mestre (2010) em História Social pela Universidade de São Paulo, sendo também bacharel (2006) e licenciado (2005) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Campus de Araraquara). Integra o Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO-USP) e o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (LUDENS-USP). Tem experiência nas áreas de Ciências Sociais e História, com ênfase em Sociologia do Esporte, Relações Étnico-raciais, História Oral e História Sociocultural do Futebol, trabalhando principalmente com os seguintes temas: futebol, racismo, xenofobia, migração, memória e identidade.
Ouça também:
  • 23 de março de 2021

    Corpos Trans e Esporte

    Bernardo Gonzales, Fidel Machado
  • 9 de março de 2021

    Marcia Tafarel e Rosana dos Santos Augusto

    Juliana Cabral, Silvana Vilodre Goellner
  • 8 de dezembro de 2020

    Retrospectiva 2020: Arenização e Elitização do Futebol Brasileiro

    Fernanda Ribeiro Haag, João Manuel Casquinha Malaia Santos