Inscreva-se no canal do Ludopédio!

Visando integrar as pesquisas sobre o futebol do Norte do Brasil, um grupo de pesquisadores/as, com anos de atuação na área, reuniu-se para criar o Setor Norte – Futebol e Pesquisa. O grupo, de caráter multidisciplinar, já nasce contando com doutorandos/as, mestrandos/as, graduandos/as, profissionais e ativistas com pesquisas na área.

Depois de um ano de trabalho, os pesquisadores Felipe Damasceno, Aline Freitas e Luciney Leitão organizaram a primeira coletânea de artigos do grupo Setor Norte: Futebóis do Norte, em formato ebook. O objetivo deste projeto é compreender os significados do torcer, jogar futebol e fazer ciência a partir da perspectiva da região Norte, propondo um esforço de desconstrução e de deslocamento do eixo de análise que, historicamente, é ancorado no Sul/Sudeste e produzido, majoritariamente, por homens.

E aqui, no Ludopédio, quem sabe, joga junto! É com uma imensa alegria e orgulho que um dos nossos hosts do canal, o historiador Victor Figols, receberá os organizadores do livro Luciney, Felipe e Aline (que já passou aqui algumas vezes no canal do Ludo) para o lançamento oficial do ebook!

Aline M. C Freitas

Doutoranda em Antropologia|Mestra em Ciência da Comunicação| Docente| Jornalista | Consultora de Marketing.  

Felipe Damasceno

Cientista Social; Mestrando em antropologia (PPGA/UFPA).

Victor de Leonardo Figols

Doutorando em História na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel, licenciado e mestre em História pela Universidade Federal de São Paulo (EFLCH / UNIFESP). Estuda as identidades clubísticas e regionais no futebol espanhol dentro do contexto da globalização do futebol. Trabalha com temas de História Contemporânea, com foco nas questões nacionais e na globalização. É membro do Grupo de Estudos sobre Futebol dos Estudantes da UNIFESP (GEFE). Escreve a coluna “O Campo” no site História da Ditadura. E é editor e colunista do Ludopédio.

Veja também:
  • 25 de janeiro de 2022

    O trabalho na base: psicologia do esporte

    Marina de Mattos Dantas, Roberta Pereira da Silva
  • 1 de setembro de 2021

    Democracia e 111 anos de Corinthians

    Marco Lourenço, Max Rocha, José Paulo Florenzano, Leonor Macedo, Plínio Labriola Negreiros
  • 17 de agosto de 2021

    O trabalho na base

    Marina de Mattos Dantas, Roberta Pereira da Silva